Questões sobre Administração de Marketing da FUNRIO

Treacy e Wiersema (1995) apresentaram em seu livro A Disciplina dos Líderes de Mercado três possibilidades de posicionamento da empresa para ampliar a oferta de valor para os clientes. São elas:
  • A. Diferenciação, Excelência Operacional e Intimidade Com o Cliente.
  • B. Diferenciação, Liderança em Custos e Enfoque.
  • C. Liderança em Produtos, Excelência Operacional e Intimidade com o Cliente.
  • D. Liderança em Produtos, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.
  • E. Diferenciação, Liderança em Custos e Intimidade com o Cliente.
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Analisar exata e cuidadosamente um projeto de um concorrente e como o produto foi produzido pode ajudar a identificar as características-chave do produto que valem a pena ser seguidas como exemplo. Como resultado disso uma empresa pode melhorar e incorporar suas características-chave. Alternativamente, pode adaptar para uso, sob licença, a parte do produto que parece estar proporcionando a diferença. Esse tipo de engenharia consiste em desmontar um produto para entender como uma organização concorrente o fez. Foi descrito o conceito de engenharia:

  • A.

    de ponta;

  • B.

    reversa;

  • C.

    instrumental;

  • D.

    de processos;

  • E.

    interna.

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Existe um tipo de estratégia que é o grau de posse de uma organização da rede da qual faz parte. Em sentido estratégico, envolve a análise, pela organização, da conveniência de adquirir fornecedores e/ou clientes. No nível de produtos ou serviços individuais, significa que a operação está decidindo se produz um componente individual específico ou se ela mesma realiza um serviço específico ou, alternativamente, compra-o de um fornecedor. Esta estratégia é denominada integração:

  • A.

    horizontal;

  • B.

    vertical;

  • C.

    equilibrada;

  • D.

    de alcance;

  • E.

    geral.

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A Cia ABC atua no mercado de refrigerantes e está buscando ampliar a sua participação de mercado. Considerando que atua em um mercado maduro, sua diretoria decidiu concentrar seus esforços em estratégias de canal de marketing para alcançar seu objetivo. Entre as medidas tomadas pela Diretoria, a única que não se refere a esse tipo de estratégia é

  • A.

    investir no desenvolvimento de novas marcas para reposicionar seus produtos nas gôndolas.

  • B.

    focar a distribuição intensiva de seus produtos.

  • C.

    fechar contratos de exclusividade com grandes varejistas.

  • D.

    estreitar o relacionamento com engarrafadores, varejistas e distribuidores.

  • E.

    oferecer incentivos financeiros para ampliar a exposição de seus produtos nas grandes redes.

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Simone é diretora de marketing de uma marca nacional de brinquedos. Especialmente, em razão dos Jogos Olímpicos de Pequim, ocorreu a entrada de novos produtos e marcas no mercado nacional. A empresa pretende enfrentar seus concorrentes com novos produtos e adoção de uma nova mídia de propagada, voltada para os pais de seus pequenos consumidores, baseada na alta seletividade geográfica e demográfica; credibilidade e prestígio; alta qualidade de reprodução e vida longa. Que mídia Simone deve adotar?

  • A.

    televisão.

  • B.

    outdoor.

  • C.

    revistas

  • D.

    internet.

  • E.

    rádio.

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O processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca é definido como

  • A. canal de distribuição.
  • B. logística.
  • C. marketing.
  • D. franquia.
  • E. otimização.
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Foi solicitado a você que identificasse canais alternativos para distribuição dos produtos educacionais de uma faculdade para alunos que só podem estudar em horários da madrugada e em outras cidades fora da faculdade. A faculdade não deseja investir na compra ou no aluguel de instalações em novas cidades, nem, na contratação de novos professores. Qual é a alternativa possível?

  • A.

    aluguel de novas salas de aula

  • B.

    preparação de conteúdo para ser distribuído via Internet

  • C.

    contratação de novos professores

  • D.

    construção de novos prédios em outras cidades

  • E.

    construção de novos prédios e contratação de novos professores em outras cidades

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Você foi contratado para atuar no marketing da recém-criada divisão de doação de órgãos da secretaria de saúde do governo de São Paulo. Que tipo de serviço você estará oferecendo?

  • A.

    conveniência, que geralmente o consumidor compra com freqüência

  • B.

    compra comparada, comprados com menor freqüência

  • C.

    especialidade, na qual um substancial segmento de consumidores está disposto a fazer um esforço especial pela compra

  • D.

    não procurado, que exige muita propaganda, venda pessoal e outros esforços de marketing

  • E.

    empresarial, utilizado na gestão de um negócio

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Uma empresa que fabrica vacina bovina acaba de descobrir que poderá utilizar a vacina para erradicar uma doença nos coelhos também. Os donos querem aumentar o faturamento ampliando os mercados atendidos. Hoje, apenas a região da zona da mata mineira é atendida e apenas vacinas para bovinos. Você foi contratado como consultor para identificar as principais alternativas no projeto dos canais de distribuição. Quais são essas alternativas?

  • A.

    aumentar o preço da vacina e sua produção

  • B.

    contratar mais funcionários para a produção

  • C.

    aumentar a força de vendas, contratando representantes

  • D.

    diminuir o investimento em pesquisa e desenvolvimento

  • E.

    recrutar, selecionar e treinar um novo gerente de produção

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Você trabalha na empresa que administra o Metrô da cidade do Rio de Janeiro. O gerente da área de marketing propõe um desconto para passageiros que utilizam o metrô entre 06h00-07h00 e entre 22h00-23h00. Esta estratégia busca atenuar qual característica dos serviços?

  • A.

    inseparabilidade dos serviços

  • B.

    intangibilidade dos serviços

  • C.

    perecibilidade dos serviços

  • D.

    variabilidade dos serviços

  • E.

    durabilidade dos serviços

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