71 Q5169
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A centralização e a descentralização referem‐se ao nível hierárquico no qual são tomadas as decisões. Com relação às desvantagens da centralização, analise as afirmativas a seguir.

I. Distancia as decisões dos fatos locais e das circunstâncias.

II. Reduz os riscos de erro por parte dos subordinados, em virtude da falta de informação.

III. Desestimula a criatividade e a inovação.

Assinale.
72 Q5147
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Segundo a teoria burocrática, idealizada por Max Weber, as empresas seguem normas e regulamentos escritos e preestabelecidos para seu funcionamento. Assinale a opção que apresenta somente princípios da teoria burocrática.
73 Q5145
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A Teoria Clássica da Administração, idealizada por Henri Fayol, caracteriza‐se pela ênfase na estrutura organizacional. Fayol desenvolveu 14 princípios gerais de Administração, que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização. Sobre esses princípios, analise o fragmento a seguir.

“A linha de autoridade vai do topo da organização até o nível mais baixo. As comunicações devem seguir essa cadeia.”

Esse princípio é chamado de
74 Q5144
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
A primeira tentativa de formalização de uma teoria administrativa foi feita por Taylor, com a publicação de “Os Princípios da Administração Científica”.

Com relação a esses princípios, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Princípio de planejamento – substituição de métodos científicos por procedimentos empíricos, conforme o raciocínio de cada trabalhador.

( ) Princípio de preparo dos trabalhadores – os operários não precisam demonstrar aptidões porque é possível treiná‐los, mas o material de trabalho deve ser previamente preparado.

( ) Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.

As afirmativas são, res...
75 Q5135
Administração
Ano: 2014
Banca: CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

Em relação às Teorias Clássica, de Fayol, e às da Burocracia, de Weber, é correto afirmar que enfatizaram a variável

76 Q4997
Administração
Ano: 2014
Banca: Universidade Federal do Goiás (UFGO)
Henri Fayol, um dos pioneiros nos estudos da administração, apresentou quatorze princípios administrativos, entre eles o da unidade de comando. Com base nesse princípio,
77 Q4174
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Analise as afirmativas abaixo.

I. Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas, constatou que as respectivas estruturas organizacionais não eram continuamente ajustadas às suas estratégias.

II. As estruturas informais, que são as que proporcionam maior rapidez nos processos, são as divulgadas oficialmente pelas organizações.

III. Os gerentes de projetos necessitam ter um perfil de liderança e de negociação, a fim de evitar competições desgastantes pelos recursos técnicos disponíveis na empresa.

IV. Quanto mais estável for o ambiente menor será a contingência, permitindo uma estrutura burocrática e conservadora.

Sobre Estrutura Organizacional está correto o que consta em

78 Q4173
Administração
Ano: 2014
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

A teoria geral da administração começa como uma teoria de sistema fechado, com Taylor; ampliou-se para a organização formal, e deslocou-se para a organização que interage com o meio ambiente. Correlacione corretamente a característica com a teoria administrativa:

Está correta a correlação feita em:

79 Q2939
Administração
Ano: 2014
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A abordagem clássica da administração é um dos marcos para o entendimento de como as teorias organizacionais evoluíram. Outras contribuições teóricas complementares, tais como a teoria da burocracia e de sistemas, também contribuíram para entender o processo. Com relação às diversas teorias organizacionais, julgue os itens que se seguem. De acordo com Henri Fayol, planejamento, preparo, controle e execução são as funções universais da administração.
80 Q2938
Administração
Ano: 2014
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A abordagem clássica da administração é um dos marcos para o entendimento de como as teorias organizacionais evoluíram. Outras contribuições teóricas complementares, tais como a teoria da burocracia e de sistemas, também contribuíram para entender o processo. Com relação às diversas teorias organizacionais, julgue os itens que se seguem. A organização é um sistema fechado, pois sobrevive em estado de homeostasia dinâmica.