131 Q6766
Administração
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Acerca da dinâmica das organizações, julgue os itens subseqüentes.

Segundo a teoria dos sistemas, as organizações são compostas de elementos isolados e independentes.

132 Q6765
Administração
Ano: 2008
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A respeito das teorias administrativas e da dinâmica das organizações, julgue os itens de 91 a 100.

Segundo a teoria de sistemas, as funções de um sistema independem de sua estrutura.

133 Q6798
Administração
Ano: 2007
Banca: Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL)

A empresa de Confecções Fazer Fácil contratou um novo Diretor, Sr. José Juliano, que logo em seu primeiro dia de trabalho na empresa descreveu aos funcionários o seu modelo de administração da seguinte maneira: "a aceleração do trabalho só poderá ser obtida por meio da padronização obrigatória dos métodos, adoção obrigatória dos melhores instrumentos e condições de trabalho e cooperação obrigatórias. E esta atribuição de impor padrões e forçar a cooperação compete exclusivamente à gerência". A partir desta citação, pode-se concluir que a empresa estava embasada:

134 Q6795
Administração
Ano: 2007
Banca: Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

A Teoria Geral dos Sistemas fundamenta-se em três premissas básicas, EXCETO:

135 Q6779
Administração
Ano: 2007
Banca: Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL)

Considere as afirmativas seguintes:

I. De acordo com o enfoque sistêmico, a organização é um sistema composto de um sistema técnico e um sistema social. Tais sistemas não se influenciam mutuamente, sendo que a organização é sistema cercado por ambiente. De acordo com o enfoque sistêmico, o papel da administração é cuidar do desempenho global do sistema.

II. No planejamento estratégico não são definidos os objetivos e formas de atingi-los, diferentemente do planejamento operacional onde se definem as atividades, recursos e meios de controle.

III. O processo de planejamento estratégico ocorre com o desenvolvimento das seguintes atividades: análise da situação estratégica, do ambiente extern...

136 Q812402
Administração
Ano: 2006
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

A configuração da estrutura de uma organização resulta das várias combinações possíveis dos seus níveis de hierarquização, amplitude de comando, centralização, formalização, especialização e departamentalização. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A abordagem sistêmica focaliza a visão de processos, buscando a adaptação à mudança e o fluxo de trabalho em processos horizontais.

137 Q558280
Administração
Ano: 2006
Banca: Fundação Universa (FUNIVERSA)

Para uma bem sucedida implantação de planos de ação, estes devem buscar alinhamento com a estratégia da organização. Neste sentido, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A organização deve manter suas estratégias em segredo, compartilhando-as apenas com a alta direção.

II. O alinhamento da organização à estratégia compreende a utilização de mecanismos como programas de comunicação e educação, programas de estabelecimento de metas e vinculação dos sistemas de incentivo e compensação.

III. A implementação é feita de modo centralizado, no estilo de comando e controle.

IV. A implementação da estratégia começa pela capacitação e envolvimento das pessoas que dev...

138 Q557436
Administração
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

As frases a seguir indicam aspectos das organizações vistas como sistemas. Indique se as mesmas são verdadeiras ou falsas e escolha a opção correta.

( ) A organização é um conjunto de subsistemas interligados - unidades e elementos que interagem entre si e se influenciam mutuamente.

( ) A organização é um sistema cercado por um ambiente com quem mantém uma relação de troca constante.

( ) A organização é um sistema constituído de unidades independentes que contribuem para o alcance do objetivo da organização.

( ) A organização é um sistema constituído de um sistema técnico e um sistema social.

139 Q557435
Administração
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)
Escolha a opção que preenche corretamente as lacunas da frase a seguir e assinale a opção correta.

Segundo a abordagem organizacional dos sistemas, uma organização é um sistema _______________, composto de elementos ou componentes __________________, com limites _______________

140 Q557434
Administração
Ano: 2006
Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Com base na abordagem organizacional dos sistemas, indique a opção que relaciona cada conceito da teoria com sua respectiva definição.