2491 Q581591
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Com relação à Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública − CISAP, considere:

I. A CISAP possui natureza consultiva e caráter permanente, vinculada à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

II. Os membros titulares da CISAP poderão ocupar qualquer cargo no órgão que representam, possuindo cada um deles dois suplentes.

III. A participação na CISAP é considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

IV. As proposições da CISAP serão avaliadas com base nas diretrizes gerais de logística e compras da Administração pública federal.

De acordo com Decreto no 7.746/2012 está correto o que consta APENAS em

2492 Q581590
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

No que concerne ao controle externo praticado sobre os atos da Administração pública, especificamente quanto ao controle financeiro, considere:

I. Competência do Tribunal de Contas para processar disciplinarmente os responsáveis pela indevida aplicação e utilização de recursos públicos, aplicando as sanções disciplinares previstas no estatuto dos servi dores do ente ao qual aqueles estejam vinculados.

II. O julgamento feito pelo Tribunal de Contas das contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos e as contas daqueles que derem causa à perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.

III. O deferimento, pelo Tribunal de Contas, das aposentadorias, reformas e pensões, da Administração direta e indi...

2493 Q581530
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
Sobre a tipologia dos atores no processo de formulação de políticas públicas, assinale a alternativa INCORRETA.
2494 Q581529
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Segundo Dias e Matos (2012), há uma tendência geral nas classificações de avaliações de políticas públicas propostas na literatura, que em sua maioria obedece a seguinte tipologia: segundo quem avalia, segundo sua função, segundo o conteúdo da avaliação e segundo a perspectiva temporal.

Nesse contexto, a avaliação concebida como um processo de criação e obtenção de informações que serve para facilitar o processo de tomada de decisão e para julgar entre diferentes alternativas, fornecendo, assim, informações necessárias para decidir se um programa deve continuar, expandir ou terminar, integra o tipo segundo:

2495 Q581515
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Banca não informada

Analise as seguintes afirmativas sobre movimentação e controle de materiais na administração pública.

I. É de competência do responsável pelo almoxarifado da unidade promover os cortes necessários nos pedidos de fornecimento, para adequar o consumo à disponibilidade orçamentária dos órgãos requisitantes e para evitar ruptura de estoque.

II. A movimentação de material entre o almoxarifado e outro depósito ou unidade requisitante deverá ser precedida sempre de registro no competente instrumento de controle (ficha de prateleira, ficha de estoque, listagens processadas em computador) à vista de guia de transferência, nota de requisição ou de outros documentos de descarga.

III. O número de registro patrimonial deverá ser aposto ao material, mediante gravação, fixação ...

2496 Q581513
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Banca não informada
No contexto da gestão pública contemporânea, assinale a alternativa que identifica corretamente o conceito de accountability.
2497 Q581466
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Um analista de planejamento e gestão, recém integrado aos quadros de uma determinada organização pública fundacional, se apresentou ao Coordenador do Comitê Gestor do GESPÚBLICA, oferecendo-se para integrar o Comitê Gestor. Sua apresentação foi considerada indevida, pois é necessário:
2498 Q581372
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A trajetória histórica da Administração Pública no Brasil, após 1930, revela um conjunto de fatores que justificaram a criação e a implementação do modelo gerencial a partir de meados da década de 90.

A justificativa para a adoção do modelo gerencial NÃO pode ser atribuída:

2499 Q581371
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

O conhecimento do grau de maturidade da gestão de riscos de organizaç es públicas é importante para que sejam feitas recomendações para a melhoria da governança e para a efetividade das políticas públicas. Há diversos modelos de referência (ou framework) para gestão de riscos. Entretanto, há um modelo que introduziu a noção de que controles internos devem ser ferramentas de gestão e monitoração de riscos para o alcance de objetivos, e não apenas para riscos de origem financeira, deixando de lado a função de mero avaliador da conformidade legal das despesas públicas. Esse modelo é conhecido como “Enterprise Risk Management”.

A descrição acima refere-se ao modelo de referência apresentado à administração pública no Brasil pelo TCU e criado internacionalmente pelo(a):

2500 Q581368
Administração Pública
Ano: 2016
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Na administração pública devem ser constantes os esforços no sentido de modernização das estruturas organizacionais, de forma a promover a integração da organização ao ambiente externo.

Essa integração deve estar adequadamente centrada na ideia de: