2491 Q723521
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE)

O modelo gerencial da administração pública preconiza a adoção de indicadores para monitorar e avaliar as ações das organizações e das políticas públicas. Analise as afirmações a seguir relativas a esses indicadores.

I A taxa de mortalidade da população por hipertensão é um exemplo de indicador de efetividade.

II O volume de recursos utilizados na prevenção da hipertensão e o número de pessoas atendidas são exemplos de indicador de eficácia.

 III O comparativo entre o percentual do número de metas cumpridas e o total de metas previamente estabelecidas é um exemplo de indicador de eficiência.

IV O número de profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) por habitante é um exemplo de indicador de eficácia .

Das afirmações, estão corretas

2492 Q723519
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Leia o fragmento a seguir.

O Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) foi desenvolvido com a finalidade de servir como guia de gestão para as organizações públicas, pautando-se em uma metodologia de melhoria contínua.

Assinale a opção que apresenta a metodologia de gestão a que o fragmento se refere.

2493 Q723518
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
O modelo de Excelência da Gestão Pública foi uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Planejamento com o objetivo de modernizar a Administração Pública. Sobre esse modelo, assinale a afirmativa correta.
2494 Q723517
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade” (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252).

Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:

I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.

II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo es...

2495 Q723516
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Com base no “Modelo de Excelência em Gestão Pública”, a concepção de que a administração deve ser transparente e dar publicidade aos seus atos está suportada pela ideia de:
2496 Q723515
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Ao ter a sua primeira edição elaborada em 2005, o “Modelo de Excelência em Gestão Pública” visava guiar a administração pública brasileira para uma gestão focada em resultados e orientada para:
2497 Q723514
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
A respeito de administração, julgue os próximos itens. A adoção de estratégias de segregação de clientes por faixas de renda é uma diretriz que deve ser seguida na prestação de serviços públicos, porque favorece o alcance da excelência dos serviços prestados.
2498 Q723513
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Acerca da gestão e da prestação de serviços públicos no Brasil, julgue os itens a seguir. Excelência é uma medida de desempenho associada à qualidade de um serviço e, no âmbito do serviço público, se refere ao nível máximo de desempenho que se pode alcançar.
2499 Q723512
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Julgue os itens que se seguem, relativos às práticas de gestão pública adotadas no Brasil. Excelência nos serviços públicos é uma premissa associada à gestão da qualidade, que a admite como o nível mínimo de qualidade aceito pelo cliente.
2500 Q723511
Administração Pública
Ano: 2018
Banca: Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção (UEG)
Segundo a teoria de administração pública, existem diferentes formas de administrar o Estado, dentre elas, a Nova Gestão Pública, que tem como princípio: