Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública gerencial Administração Pública burocrática
Ano: 2025
Banca: FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)
Assinale a alternativa que descreve corretamente uma característica que diferencia a Administração Pública Gerencial da Administração Pública Burocrática.
Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública gerencial Administração Pública burocrática + 2
Ano: 2025
Banca: Qconcursos
[Questão Inédita] Ao longo da história da administração pública brasileira, três modelos principais foram predominantes: patrimonialista, burocrático e gerencial. Considerando as características desses modelos, assinale a alternativa correta:
Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Histórico, Reformas e Evolução da Administração Pública no Brasil Administração Pública burocrática + 2
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE
Julgue o item seguinte, em relação às principais abordagens da administração e à evolução da administração pública no Brasil.

A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) mostra a passagem do modelo burocrático de gestão para o modelo patrimonialista. 
Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública burocrática
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Em relação às abordagens teóricas da administração, às funções administrativas, e à estrutura e à cultura organizacionais, julgue o item subsecutivo.


Entre as vantagens da abordagem burocrática da administração estão a facilidade de ajustamento às mudanças organizacionais e a personalização do relacionamento entre os colaboradores.

Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública burocrática
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca dos modelos de administração pública, julgue o item que se segue.


O modelo burocrático se propunha a reger os agrupamentos sociais por meio de regras, estatutos, regulamentos, documentação, obediência hierárquica, formalidade e impessoalidade.

Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública gerencial Administração Pública burocrática + 1
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE
Acerca de modelos de gestão pública e de ferramentas para o gerenciamento de processos, julgue o item subsequente. 

Na administração pública brasileira, três modelos de gestão se destacaram ao longo do tempo: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial, que se distingue dos demais por ser caracterizado pela impessoalidade e pelo formalismo.
Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública burocrática
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Em relação a fundamentos da inovação, julgue o item que se segue.


A path-dependence está associada a como as decisões dos atores acumuladas ao longo do tempo podem influenciar o futuro; quando uma decisão é tomada em momentos subsequentes --- o que encoraja a sua continuidade ---, a decisão mais atual é reforçada por uma decisão do momento anterior, reforçando-a. 

Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública burocrática
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. 


Um dos princípios norteadores da administração pública burocrática é a garantia de autonomia para o gestor público.

Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública burocrática
Ano: 2025
Banca: CESPE / CEBRASPE

Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir. 


O sistema patrimonialista visa à superação da administração pública burocrática. 

10 Q902667
Administração Pública Modelos teóricos de Administração Pública Administração Pública burocrática Administração Pública patrimonialista
Ano: 2023
Banca: COPEVE/ UFAL
Dadas as afirmativas quanto aos modelos de administração pública,
I. A administração no modelo conhecido como patrimonialista está baseada em estados absolutistas, originados da Europa feudal. II. No Brasil, o modelo patrimonialista de administração predominou no período conhecido como redemocratização. III. O modelo de administração burocrática ocorreu no Brasil na primeira reforma administrativa em 1930, na reforma burocrática do governo Getúlio Vargas. IV. O modelo de administração pública gerencial surgiu no Brasil na década de 1990, como uma solução à crise do modelo patrimonialista.
verifica-se que está(ão) correta(s)