A criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) mostra a passagem do modelo burocrático de gestão para o modelo patrimonialista.
Em relação às abordagens teóricas da administração, às funções administrativas, e à estrutura e à cultura organizacionais, julgue o item subsecutivo.
Entre as vantagens da abordagem burocrática da administração estão a facilidade de ajustamento às mudanças organizacionais e a personalização do relacionamento entre os colaboradores.
Acerca dos modelos de administração pública, julgue o item que se segue.
O modelo burocrático se propunha a reger os agrupamentos sociais por meio de regras, estatutos, regulamentos, documentação, obediência hierárquica, formalidade e impessoalidade.
Na administração pública brasileira, três modelos de gestão se destacaram ao longo do tempo: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial, que se distingue dos demais por ser caracterizado pela impessoalidade e pelo formalismo.
Em relação a fundamentos da inovação, julgue o item que se segue.
A path-dependence está associada a como as decisões dos atores acumuladas ao longo do tempo podem influenciar o futuro; quando uma decisão é tomada em momentos subsequentes --- o que encoraja a sua continuidade ---, a decisão mais atual é reforçada por uma decisão do momento anterior, reforçando-a.
Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.
Um dos princípios norteadores da administração pública burocrática é a garantia de autonomia para o gestor público.
Acerca da administração pública brasileira, julgue o item a seguir.
O sistema patrimonialista visa à superação da administração pública burocrática.
I. A administração no modelo conhecido como patrimonialista está baseada em estados absolutistas, originados da Europa feudal. II. No Brasil, o modelo patrimonialista de administração predominou no período conhecido como redemocratização. III. O modelo de administração burocrática ocorreu no Brasil na primeira reforma administrativa em 1930, na reforma burocrática do governo Getúlio Vargas. IV. O modelo de administração pública gerencial surgiu no Brasil na década de 1990, como uma solução à crise do modelo patrimonialista.
verifica-se que está(ão) correta(s)