Há apenas dois modos, mutuamente excludentes, de Ana ir para o trabalho: ou de carro ou de metrô. A probabilidade de Ana ir de carro é de 60% e de ir de metrô é de 40%. Quando ela vai de carro, a probabilidade de chegar atrasada é de 5%. Quando ela vai de metrô a probabilidade de chegar atrasada é de 17,5%. Em um dado dia, escolhido aleatoriamente, verificou-se que Ana chegou atrasada ao seu local de trabalho. A probabilidade de ela ter ido de carro nesse dia é:
Se A = {x ∈ R | -1 < x < 1} , B = {x ∈ R | 0 ≤ x < 2} e C = {x ∈ R | -1 ≤ x <3}, então o conjunto (A ∩ B) - (B ∩ C) é dado por:
Apesar de todos caminhos levarem a Roma, eles passam por diversos lugares antes. Considerando-se que existem três caminhos a seguir quando se deseja ir da cidade A para a cidade B, e que existem mais cinco opções da cidade B para Roma, qual a quantidade de caminhos que se pode tomar para ir de A até Roma, passando necessariamente por B?
O Analista de Sistemas Davi é o responsável por decidir em qual Centro de Dados os sistemas do Tribunal serão hospedados. Para isso, Davi levantou as características dos Centros de Dados disponíveis no Estado, conforme descrito na tabela a seguir.

Davi verificou também que, para atender os requisitos de disponibilidade dos sistemas do Tribunal, o Centro de Dados deve ser do tipo tier 2. Portanto, Davi deve decidir pelo Centro de Dados:
Duas urnas A e B são colocadas lado a lado. Cada uma dessas urnas contém 10 bolas iguais, indistinguíveis ao tato e numeradas de 0 a 9. Retira-se uma bola de A e depois uma bola de B e forma-se o número cujo algarismo das dezenas é o número tirado de A e o algarismo das unidades, o número tirado de B. A probabilidade de que o número assim obtido se-ja divisível por 3 é