O emprego da escala, enquanto categoria capaz de qualificar

#Questão 965102 - Arquitetura, Estudos Ambientais, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

O emprego da escala, enquanto categoria capaz de qualificar a atividade arquitetural como modo de expressão dos agrupamentos humanos, atribui à arquitetura a condição de obra de arte. O conceito de escala foi o elemento-chave utilizado na definição do partido urbanístico de Brasília.
Considere as seguintes intenções arquitetônicas e especificidades físico-espaciais de cada escala de Brasília:
I. A residencial, ou cotidiana, nas áreas de vizinhança constituídas por superquadras, que, embora autônomas, se encadeiam umas às outras, permite às pessoas encontrar-se, conviver e compreender-se.
II. A monumental, em que o homem adquire dimensão coletiva, traduz-se no jogo mais livre do espaço e numa comodulação arquitetônica maior.
III. A gregária, onde as dimensões e o espaço são deliberadamente reduzidos e concentrados a fim de criar clima propício ao agrupamento, refere-se tanto ao sentido exterior da tradição mediterrânea quanto ao sentido nórdico do convívio interior.
IV. A bucólica é decorrente da decisão de se construir de modo recuado: evitou-se a localização dos bairros residenciais na orla da lagoa a fim de preservá-la intacta com bosques e campos de feição naturalista e rústica para os passeios e amenidades bucólicas de toda a população urbana.
Está correto o que se afirma em 

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis