A violência relacionada ao trabalho em saúde no Brasil é

A violência relacionada ao trabalho em saúde no Brasil é uma realidade que afeta trabalhadores e trabalhadoras em diversos níveis e áreas de atuação. Esse tipo de violência pode ser física, psicológica, moral ou institucional e é muitas vezes decorrente de fatores como a falta de condições adequadas de trabalho, a sobrecarga de tarefas, a pressão por resultados e a exposição a situações de risco. Desta forma, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) produziu o documento “Saúde do Trabalhador no Âmbito da Saúde Pública: Referências Técnicas para a Atuação da/o Psicóloga/o” como referência para a reflexão. O documento apresenta as possibilidades de atuação da Psicologia no âmbito da Saúde do Trabalhador, atentando-se para as relações de poder existentes no mundo do trabalho. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:


I. A área de atenção a? saúde dos trabalhadores insere-se no campo das práticas em saúde coletiva, e a(o) psicóloga(o) poderá deparar-se com as questões do processo saúde-doença em sua relação com o trabalho.

II. A Psicologia poderá contribuir com um olhar singular para cada sujeito e, ao mesmo tempo, considerando-o sujeito de um coletivo, valorizando o conhecimento e a subjetividade dos trabalhadores, compreendendo suas práticas de trabalho. Seguindo as diretrizes do SUS, as ações desenvolvidas devem visar a promoção, a prevenção, a assistência e a reabilitação dos trabalhadores.

III. A saúde do trabalhador, enquanto política pública, deverá se restringir aos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTs).

IV. A notificação dos agravos tem se colocado como um dos principais desafios a? rede de atenção a? saúde dos trabalhadores e constitui uma ação de cuidado na atenção integral aos trabalhadores.


Quais estão corretas? 

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis