Adaptado. STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil

#Questão 926118 - Geografia, Geografia Física, FGV, 2023, SME - SP, Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Geografia

51.png (412×152) 
Adaptado. STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. p. 108.
A imagem mostra uma circulação direta, conhecida como zonal, termicamente induzida, disposta ao longo do equador, que se origina do gradiente longitudinal de temperatura do ar à superfície e que é importante, principalmente, para o clima da região tropical. Ela ocorre em vários pontos dos oceanos tropicais.
Essa circulação zonal transporta energia das regiões de movimento ascendente, ou seja, baixas pressões (B), para regiões onde há subsidência do ar, isto e, altas pressões (A). Em 1924, Gilbert Walker identificou uma grande variação de pressão atmosférica entre as massas de ar localizadas nas faixas tropicais dos oceanos Indico e Pacifico. Ele percebeu que, sempre que um sistema de baixa pressão (centro ciclonal associado à convecção e à chuva) estivesse atuando na região de Darwin, na Austrália, um sistema de alta pressão (centro anticiclonal associado à subsidência) era detectado na costa do Peru.
Assinale a opção que apresenta uma ação decorrente da circulação atmosférica descrita no texto para o território brasileiro.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis