Considerando o que Carvalho Junior apresenta no livro “In

Considerando o que Carvalho Junior apresenta no livro “Instalações hidráulicas e o projeto de Arquitetura” e tendo em vista a possível intermitência do abastecimento da rede pública, bem como a falta de informações mais precisas, detalhadas e confiáveis, pode ser recomendável dimensionar reservatórios de água com capacidade suficiente para dois dias de consumo. Essa capacidade é calculada em função da população e da natureza da edificação.
De modo geral, a quantidade total de água a ser armazenada será:
CR = 2 × Cd
Onde: CR = capacidade total do reservatório (litros)            Cd = consumo diário (litros / dia)
De acordo com o autor, recomenda-se, a partir da reservação total (CR), a distribuição em reservatório inferior, com 60% da CR e reservatório superior com 40% da CR. Vale notar que esses valores são fixados para aliviar a carga da estrutura, pois a maior reserva fica no reservatório inferior, próximo ao solo. Recomenda-se, também, que reserva de incêndio seja colocada no reservatório superior, que deve ter sua capacidade aumentada para comportar o volume referente a essa reserva.
Considere um edifício que terá como único uso o de moradia universitária, com capacidade total de 200 habitantes. Sabe-se que o consumo per capita é de 200 litros / dia e a reserva de incêndio deve ser de 20.000 litros.
A partir dessas informações e das recomendações de Carvalho Junior, calcule as capacidades finais dos reservatórios inferior e superior e assinale a alternativa correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis