Questão Q89619
2006 Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) Departamento Nacional de InfraEstrutura de Transportes (DNIT)
Prova: Concurso Departamento Nacional de InfraEstrutura de Transportes (DNIT) - Analista em Infraestrutura Área Oceanografia - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) do ano 2006 Departamento Nacional de InfraEstrutura de Transportes (DNIT)

Preocupado com possível poluição do meio marinho costeiro...

Preocupado com possível poluição do meio marinho costeiro, próximo a uma região industrializada, um oceanógrafo coleta amostras de água em locais diversos em busca de indicadores de poluição. Após a análise, ele prepara uma lista com algumas conclusões do seu estudo:

I – A amostra coletada na região portuária apresentou baixa concentração de metais pesados, o que é um aspecto positivo, mas alta turbidez, o que pode ser considerado como poluição do ambiente uma vez que pode prejudicar a penetração da luz e a fotossíntese, com efeitos prejudiciais para a ecologia da região.

II - A amostra coletada em uma região praiana apresentou níveis muito altos de coliformes fecais, determinando, portanto, condições impróprias para banho.

III – Outra amostra de uma diferente região praiana apresentou evidências (cor escura e presença de espuma associada a detergentes) de que o efluente do emissário submarino foi carregado pelas correntes até a praia, mas os níveis baixos de coliforme fecais observados demonstram a eficiência do sistema de tratamento, caracterizando a região, portanto, como não poluída.

IV – Uma amostra, localizada próximo a um efluente de drenagem urbana, apresentou alta concentração de algas indicando condições favoráveis ao desenvolvimento da vida marinha e, portanto, águas não poluídas.

Quais afirmativas não contêm erros conceituais em relação à poluição do meio marinho:

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...