Questão Q887187
2020 GUALIMP
Prova: GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Medicina Patologia Cervical GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Quissamã - RJ - Medicina Patologia Cervical

Marque V(verdadeiro) ou F(falso), e assinale a alternativ

Marque V(verdadeiro) ou F(falso), e assinale a alternativa correspondente.


? Mulheres submetidas à histerectomia total por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau, podem ser excluídas do rastreamento, desde que apresentem exames anteriores normais.

? Considerando os conhecimentos atuais em relação ao papel do HPV na carcinogênese do colo uterino e que a infecção viral ocorre por transmissão sexual, o risco de uma mulher que não tenha iniciado atividade sexual desenvolver essa neoplasia é desprezível.

? Alguns fatores de risco diretamente relacionados à resposta imunológica têm sido associados à maior chance de desenvolvimento de NIC. Mulheres infectadas pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), mulheres imunossuprimidas por uso de imunossupressores após transplante de órgãos sólidos, em tratamentos de câncer e usuárias crônicas de corticosteroides constituem os principais exemplos desse grupo.

? Existe grande controvérsia e pobreza de evidências sobre eficácia e efetividade de práticas diferentes de rastreamento em algumas populações especiais, tais como indígenas e outras que podem estar mais expostas a fatores sociais ou ambientais para o câncer do colo do útero.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...