A respiração é o processo pelo qual os organismos absorve...

A respiração é o processo pelo qual os organismos absorvem o oxigênio e eliminam dióxido de carbono. A função da respiração é a de levar oxigênio às células que, através das reações da respiração celular, permitem a produção de energia. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:

1. De maneira geral, verifica-se que os animais de respiração aérea são muito mais sensíveis às alterações do oxigênio do que às do dióxido de carbono. Na maioria das vezes, os insetos não são muito sensíveis ao dióxido de carbono.

2. Os órgãos respiratórios são três: brânquias, pulmões e traqueias. As brânquias são pouco adequadas à respiração aérea e somente poucos animais as utilizam, dentre eles caranguejos terrestres que possuem brânquias rígidas e funcionais para a respiração aérea e peixes que captam oxigênio através da pele e das brânquias. Para os anfíbios, que têm pele úmida e vascularizada, as trocas de gases através da pele são muito importantes.

3. Os pulmões podem ser de difusão, encontrados nos animais pequenos tais como: caracóis e escorpiões, e de ventilação, que são típicos dos vertebrados. As traqueias são órgãos respiratórios dos insetos onde ocorrem as trocas gasosas por difusão ou por bombeamento ativo e unidirecional de ar.

4. Ao contrário dos anfíbios, os répteis possuem uma pele quase impermeável, mas existem as serpentes marinhas nas quais, apesar de o pulmão ser o principal órgão de trocas gasosas, a pele também tem o seu papel na respiração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis