Leia o texto a seguir: No início de 2020 “moradores do...

Leia o texto a seguir:
No início de 2020 “moradores do Rio de Janeiro sofreram com o gosto e o cheiro ruins da água que chegava pelas torneiras. Na ocasião, a Cedae, companhia que abastece o estado, afirmou que, mesmo assim, a água estava própria para consumo, e que a alteração era decorrente da substância geosmina - por isso, não representava nenhum perigo à saúde da população. A empresa tentou consertar o problema adotando o carvão ativado na estação de tratamento do Guandu e chegou a pedir desculpas por todo o transtorno. Nesse meio tempo, foi constatado que, na verdade, havia despejo de esgoto em afluentes do Rio Guandu. Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontrou uma forte presença de esgoto doméstico e também poluição industrial. A substância que teria alterado as características da água tinha inclusive estrutura parecida com a geosmina. O problema todo durou mais de um mês.”
Fonte: Linha do Tempo 2020: reveja os principais acontecimentos do ano. Igraínne Marques. Disponível em <https://g1.globo.com/retrospectiva/2020/retrospectiva-na-globo/noticia/2020/12/31/linha-do-tempo-2020-reveja-os-principais-acontecimentos-do-ano.ghtml>.
Algumas informações contidas no texto podem ser complementadas considerando-se os itens a seguir:
I. A geosmina é um composto orgânico produzido por micro-organismos presentes no solo, como bactérias e fungos, ou na água, como as cianobactérias. No solo, a geosmina pode ser liberada após uma chuva breve, sendo associada ao que se costuma chamar de cheiro de terra molhada. II. O rio Guandu é um rio que possui grande importância, pois suas águas concorrem para que a Região Metropolitana do Rio de Janeiro obtenha água potável, após tratamento na Estação de Tratamento de Água do Guandu. III. O carvão ativado é um material de carbono com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros. IV. A geosmina apresenta um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases, sendo muito utilizada em sistemas de filtragem e purificação de água.
É correto o que se afirma

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis