O produto interno bruto (PIB) é um indicador do tamanho d...

Não definido - - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2020 - SEFAZ/AL - Auditor de Finanças e Controle de Arrecadação da Fazenda Estadual

O produto interno bruto (PIB) é um indicador do tamanho da economia e corresponde à soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. O PIB do Brasil dos últimos 10 anos passou por momentos de crescimento e redução. Acerca do PIB brasileiro, julgue o item a seguir.


As estimativas do PIB brasileiro podem ser expressas tanto em unidades monetárias quanto em unidades físicas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Para que o texto atenda às exigências de redação de um documento oficial, como um relatório, por exemplo, é obrigatória a substituição da forma verbal "costumamos" (l.9) por costuma-se.

Resolva a questão aqui ›


Paciente do sexo masculino, de 65 anos de idade, tabagista, alcoolista, com baixo nível escolar e socioeconômico, vem queixando-se de emagrecimento importante (cerca de 10 kg, em 6 meses), inapetência, dor epigástrica, cansaço e desânimo. Ao exame físico, o paciente apresenta-se emagrecido, hipocorado, eupneico, afebril. Na palpação do abdome, nota-se nódulo umbilical palpável. Embora o paciente não seja diabético ou tenha outra endocrinopatia, apresenta acantose nigricans.

Considerando o caso clínico apresentado e os conhecimentos médicos relacionados ao possível diagnóstico de neoplasia de estômago, julgue os itens a seguir.

São fatores de risco para câncer de estômago: baixo nível socioeconômico; história familiar positiva; tipo sanguíneo O; dieta rica em alimentos defumados; e infecção pelo H. pylori.

Resolva a questão aqui ›


A respeito do ato administrativo, julgue os itens a seguir.

A licença para tratar de interesses particulares, prevista na Lei n.º 8.112/1990, exemplo de ato discricionário, pode ser revogada pela administração pública.

Resolva a questão aqui ›