Considerando a proposição P: “Se o servidor gosta do que...

Considerando a proposição P: “Se o servidor gosta do que faz, então o cidadão-cliente fica satisfeito”, julgue o item a seguir.


P é uma proposição composta formada por duas proposições simples, de modo que sua tabela-verdade possui 2 linhas.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Um paciente de 78 anos de idade foi atendido em um hospital após sofrer uma queda da própria altura que resultou em fratura cominutiva do colo do fêmur. Por ser portador de diabetes melito do tipo II e de doença pulmonar obstrutiva crônica pólo enfisematoso, esse paciente usa insulina NPH, AAS e captopril.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens subseqüentes.

Nesse caso, a glicemia deve ser monitorada de 1 em 1 hora e, se necessário, corrigida com insulina regular, de forma que fique abaixo de 200 mg/dL.

Resolva a questão aqui ›


Considere a consulta escrita em SQL abaixo.

O resultado da execução dessa consulta será composto por registros da tabela Lista, exibindo o campo Item, com a condição de que seus valores devem

Resolva a questão aqui ›


Questão de Língua Portuguesa

Atenção: As questões de números 10 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

 Mudança industrial

 Entre janeiro e julho, a produção industrial brasileira registrou um crescimento de 7,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o IBGE. Os setores que mais contribuíram para esse bom resultado foram os de automóveis, máquinas e equipamentos, material eletrônico e de comunicação.

 O ciclo de investimentos das empresas montadoras e da indústria de autopeças na segunda metade dos anos 90 vai emitindo seus sinais positivos, após as duas maxidesvalorizações da moeda. A meta da Anfavea de produzir neste ano 2,1 milhões de veículos não exige o uso pleno da capacidade instalada. A folga permitiria a produção de mais 1,1 milhão de unidades.

Exportar tornou-se estratégico para ocupar essa capacidade ociosa. Nesse processo, a indústria de autopeças se modernizou e, com mão-de-obra qualificada e ganhos de escala (automóveis pequenos), o setor começou a conquistar o mercado externo. Na verdade, esse movimento ilustra uma situação observada em outros setores industriais.

Empresas transnacionais estão mudando suas diretrizes e passando a exportar parcela de sua produção também para melhor se proteger contra as flutuações cambiais. Obter receitas em moeda estrangeira, por meio de exportações, é fundamental para garantir o fluxo de importações de insumos, reduzir o endividamento externo e "blindar" o patrimônio. É um fenômeno novo no setor produtivo e exportador, que precisa ser preservado para consolidar a solvência externa do país.

 (Folha de S. Paulo, 11 de setembro de 2004, A2)

Analise as afirmativas feitas a respeito do uso da expressão (automóveis pequenos), no meio do 3o parágrafo do texto:

I. O segmento especifica o sentido da expressão ganhos de escala, anterior a ela.

II. É correta a substituição dos parênteses por travessões - automóveis pequenos -, sem alteração do sentido original.

III. A expressão aparece entre parênteses porque seu sentido está deslocado do contexto.

 Está correto o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›