Um paciente de 64 anos idade encontra-se em hemodiálise ...

#Questão 833572 - Medicina, Transplante, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Transplante Renal (Residência em Nefrologia)

Um paciente de 64 anos idade encontra-se em hemodiálise intermitente três vezes por semana há 12 anos. Apresentou, como doença de base, glomeruloesclerose segmentar e focal. Vem referindo ao nefrologista dor anterolateral de ambos os ombros, que piora no período noturno, em decúbito dorsal. Também refere parestesia em mão contralateral ao membro da fístula arteriovenosa, que piora durante as sessões de hemodiálise e cervicalgia. Foram solicitadas ultrassonografia dos ombros, que evidenciou espessamento do tendão do supraespinhoso, eletroneuromiografia (ENMG), que revelou quadro de alterações compatíveis com síndrome do túnel do carpo, e radiografia cervical, que mostrou estreitamento dos espaços intervertebrais e erosão das lâminas vertebrais terminais sem a formação perceptível de osteófitos ou esclerose.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A amiloidose por β2 microglobulina é mais prevalente em pacientes que realizam hemodiálise em relação a diálise peritoneal ambulatorial contínua (CAPD).

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis