Um paciente de 60 anos de idade procurou atendimento no s...

Um paciente de 60 anos de idade procurou atendimento no setor de emergência com relato de dor torácica, interescapular, de início súbito, intensa, excruciante, com sensação de “algo rasgando”. Relatou ter diagnóstico de hipertensão arterial, em tratamento irregular, e ser tabagista de longa data. Ao exame físico, foram observados: pressão arterial = 220 mmHg x 130 mmHg no braço esquerdo e 180 mmHg x 100 mmHg no braço direito, frequência cardíaca = 98 bpm, frequência respiratória = 28 irpm e saturação de oxigênio (ar ambiente) = 94%. Os pulsos arteriais braquiais e radiais esquerdos estão palpáveis e normais e, à direita, esses pulsos apresentam importante diminuição de amplitude. Ritmo cardíaco regular em 3 tempos, à custa de 4ª bulha, presença de sopro diastólico, suave, mais bem audível ao longo da borda paraesternal esquerda. Pulmões limpos. Abdome sem alterações. O eletrocardiograma (ECG) não evidenciou alterações significativas, exceto sobrecarga ventricular esquerda. Marcadores de necrose miocárdica sem anormalidades. Foi realizada tomografia computadorizada helicoidal (contrastada) do tórax e abdome que mostrou presença de aorta torácica com dois lúmens distintos separados por um flap intimal, localizados na aorta ascendente e parte do arco aórtico (proximalmente à artéria subclávia esquerda).

Com base nas informações apresentadas nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A tomografia computadorizada (com contraste) utilizada nesse caso tem elevada acurácia para confirmar o principal diagnóstico em tela, entretanto, tem como exemplo de limitações: a incapacidade de avaliar as artérias coronárias e a valva aórtica de forma confiável e a ocorrência de complicações associadas ao uso de contrastes iodados.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis