Uma paciente nascida com idade gestacional de 34 semanas ...

#Questão 831288 - Medicina, Cirurgia Pediátrica, IADES, 2018, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF) (3ª edição), Programa de Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cancerologia Pediátrica (Residência em Pediatria)

Uma paciente nascida com idade gestacional de 34 semanas e 5 dias, de parto vaginal, com peso de 1.980 g, sem necessidade de reanimação em sala de parto, com Apgar 7 no primeiro minuto e 9 no quinto minuto. Ainda na sala de parto, observou-se, ao exame físico abdominal, a presença de fígado palpável 4 cm abaixo do rebordo costal direito e baço palpável a 3 cm do rebordo costal esquerdo. A paciente apresentava lesões bolhosas, de halo eritematoso, em mãos e pés. Revisando-se histórico do pré-natal, a mãe possui apenas exames do terceiro trimestre, datados de cinco dias anteriores ao parto, com urocultura evidenciando Staphylococcus epidermidis, e Venereal Disease Research Laboratory (VDRL) na titulação de 1:32; recebeu uma dose de penicilina benzatina, 2.400.000 UI/dia, 96 horas antes do parto. Ademais, sem alterações. Exame materno na chegada ao hospital revelou VDRL 1:128. Frequência cardíaca = 92 bpm; frequência respiratória = 35 irpm; saturação de oxigênio = 96%.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A investigação do recém-nascido deve iniciar-se pela coleta do VDRL. Se a titulação for maior que a materna, procede-se com raios X de ossos longos e punção lombar.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis