O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é pa...

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é parte integrante do conjunto de medidas que visam à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. Considerando as premissas do PPRA, assinale a alternativa correta.
  • A. Uma dessas premissas é o programa de treinamento dos trabalhadores quanto ao uso correto de equipamento de proteção individual (EPI) e esclarecimento da total proteção que o EPI oferece.
  • B. Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes, excluindo-se o infrassom e o ultrassom.
  • C. Uma dessas premissas é o estabelecimento de normas ou procedimentos para promover o fornecimento e uso do EPI, exceto a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do EPI.
  • D. Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar o organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.
  • E. Deverá ser mantido pelo empregador ou instituição um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de cinco anos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de instalações prediais de água fria, julgue os itens de 92 a 95.

Os hidrômetros volumétricos são indicados para instalações com grandes vazões.

Resolva a questão aqui ›


Sobre a biossegurança em laboratórios, é correto afirmar:

Resolva a questão aqui ›


Mulher de 46 anos refere constipação intestinal crônica e dores intermitentes no abdome inferior esquerdo, acompanhada de flatulência, há 1 ano. Há 5 dias as dores se tornaram contínuas e mais intensas, acompanhadas de febre alta. Ao exame encontra-se em REG, desidratada ++/4, febril, sem edemas, frequência cardíaca: 96 bpm, PA: 110 x 60, frequência respiratória: 22 inc/min, temperatura axilar: 38 ºC, abdome distendido e doloroso difusamente, sendo a dor mais intensa em fossa ilíaca esquerda, com sinal de Blumberg negativo e RHA diminuídos. Nos exames complementares apresenta hemoglobina: 12,8 g/dL, hematócrito: 37%, leucócitos: 14.650/mm3, com 9% de bastões, plaquetas: 286 000/mm3, ureia: 64 mg/dL, creatinina: 1,4 mg/dL, sódio: 136 mg/dL, potássio: 4,8 mg/dL. Qual é o diagnóstico provável e qual o exame complementar indicado para sua confirmação?

Resolva a questão aqui ›