Uma mulher com sessenta e seis anos de idade, hipertensa...

#Questão 824684 - Medicina, Clínica Cirúrgica, CESPE / CEBRASPE, 2018, Hospital Universitário de Brasília (HUB), Residência Médica em Especialidade com Exigência de Pré Requisito: Cirurgia Geral (Programa: Cirurgia do Aparelho Digestivo)

Uma mulher com sessenta e seis anos de idade, hipertensa e com insuficiência cardíaca congestiva controlada, estava utilizando 75 mg de melocoxib de 12 h/12 h, havia cinco dias, para tratamento de lombalgia. Ela apresentou vários episódios de melena nas últimas 8 h, com lipotimia associada, antes de dar entrada no pronto-socorro. Ao ser atendida, a pressão arterial dela era de 75 mmHg × 60 mmHg; frequência cardíaca de 110 bpm em posição ortostática; pressão arterial 100 mmHg × 80 mmHg e frequência cardíaca de 90 bpm em posição supina. Os exames laboratoriais de urgência mostraram ureia = 120 mg/dL; creatinina = 1,0 mg/dL; hematócrito = 28% e hemoglobina = 9,2 g/dL. Após ressuscitação volêmica, a paciente foi encaminhada à unidade de endoscopia para a realização de videoendoscopia digestiva alta. Foi identificada uma úlcera no estômago, localizada na pequena curvatura, logo acima do piloro, de 14 mm de diâmetro, com presença de vaso visível e sangramento em porejamento. Foram aplicados três clipes hemostáticos com interrupção do sangramento.

Em relação ao caso clínico apresentado anteriormente, julgue os itens a seguir.

O tratamento com injetoterapia com solução hipertônica de adrenalina 1:10.000 na úlcera, antes da aplicação dos clipes hemostáticos, não aumenta a taxa de efetividade do controle do sangramento da aplicação dos clipes endoscópicos.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis