Durante o atendimento médico, um jovem de 18 anos de ida...

Durante o atendimento médico, um jovem de 18 anos de idade queixou-se de fadiga e falta de ar ao fazer exercícios físicos. Negou febre, outros sintomas recentes e doenças prévias e informou sempre ter residido em área urbana. O exame físico revelou paciente normolíneo, eupneico, afebril e acianótico; pressão arterial de 110 mmHg x 70 mmHg, frequência cardíaca de 70 bpm, frequência respiratória de 25 irpm e saturação de oxigênio (ar ambiente) de 94%. Precórdio calmo, presença de discreta pulsação sistólica palpável no 2o espaço intercostal esquerdo alto, ritmo cardíaco regular em 2 tempos, presença de hiperfonese e desdobramento amplo e fixo da 2ª bulha em foco pulmonar com respiração normal, e, durante a manobra de Rivero-Carvallo, foi auscultado sopro sistólico rude e ejetivo (grau 3 de Levine), mais bem audível no foco pulmonar, sem irradiação. Pulmões limpos. Abdome e extremidades sem anormalidades. No eletrocardiograma convencional, foram observados: ritmo sinusal; SÂQRS = +120°; duração do complexo QRS = 0,11 segundos; e presença de ondas S empastadas em D1, aVL, V5 e V6. O complexo QRS apresenta padrão rSr’ nas derivações precordiais V1 e V2 e sinais de sobrecarga do ventrículo direito. A radiografia de tórax mostrou vasos sanguíneos pulmonares dilatados desde os centrais, estendendo-se até os periféricos, arco aórtico pequeno, arco da pulmonar com dilatação moderada e aumento leve do átrio e do ventrículo direitos.

Acerca das informações apresentadas nesse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O sopro sistólico auscultado nesse paciente decorre da ejeção de grande volume de sangue do ventrículo esquerdo em uma aorta com calibre reduzido.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis