Com relação às relações sintáticas e semânticas do texto,...

Com relação às relações sintáticas e semânticas do texto, assinale a alternativa correta.
  • A. O trecho “A fiscalização do CRF-TO continua as ações” (linha 1) continuaria correto se fosse reescrito em A fiscalização do CRF-TO, por meio dos respectivos fiscais, continuam as ações.
  • B. O substantivo “estabelecimento” (linha 7) faz referência ao CRF-TO, mencionado no fim do segundo parágrafo.
  • C. No trecho “expondo para venda medicamentos vencidos e clandestinos” (linhas 9 e 10), o deslocamento do adjetivo sublinhado para após o termo “clandestinos” não alteraria o sentido da mensagem.
  • D. No trecho “as ações em parceria com as vigilâncias sanitárias (Visa) do estado do Tocantins e dos municípios tocantinenses” (linhas de 1 a 3), a conjunção sublinhada apresenta ideia de adição, sugerindo que tanto as vigilâncias sanitárias do estado do Tocantins quanto as vigilâncias sanitárias dos municípios do estado participam das referidas ações.
  • E. Em “O estabelecimento não possuía alvará sanitário, Autorização Especial de Funcionamento (AFE) nem farmacêutico” (linhas de 7 a 9), a conjunção sublinhada tem caráter alternativo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Para José Carlos Libâneo, dos requisitos abaixo, qual deles NÃO é necessário para uma boa organização do processo de ensino pelo professor:

Resolva a questão aqui ›


O CTB prevê diversas atitudes que visam à boa condução dos veículos e práticas de direção defensiva. Com relação às normas gerais de circulação e conduta, julgue os itens de 90 a 95.

Ao serem estacionadas, as motocicletas devem manter um ângulo de cerca de 90º em relação ao meio-fio, exceto quando a sinalização de estacionamento no local determine outra condição.

Resolva a questão aqui ›