No circuito precedente, a fonte de tensão independente e...

No circuito precedente, a fonte de tensão independente excita uma associação em série de um resistor e um indutor. O indutor corresponde a uma bobina enrolada sobre um núcleo de material ferromagnético de geometria fechada (toroidal).

Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem, relativos ao circuito apresentado.

A relutância magnética associada ao indutor, imposta pelo núcleo de material ferromagnético ao fluxo magnético que se estabelece em decorrência da corrente i(t), depende do número de espiras da bobina do indutor.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito da análise do consumo, da poupança e do investimento, crucial para o entendimento das questões macroeconômicas, julgue os itens subseqüentes.

De acordo com a teoria keynesiana do consumo, as propensões média e marginal a consumir diminuem quando a renda se eleva.

Resolva a questão aqui ›


Considere que uma edificação com 12.000 m² de área, planejada para abrigar um órgão público, apresenta, entre outras, as características a seguir.

 

► Os subsolos para garagem, em dois níveis iguais, somam uma área de 5.000,00 m².

► Os dois pavimentos-tipo são ocupados com escritórios.

► A área do térreo em pilotis abriga um auditório com capacidade para 250 espectadores (300 m²), um foyer (150 m²), uma recepção (50 m²), uma caixa de escada, um espaço para a prumada de elevadores e um depósito que somam 100 m². O restante da projeção do pilotis ficou livre, sem vedações.

► O auditório, de planta trapezoidal, é semi-enterrado com um desnível de 1,00 m em direção ao palco.

► O pavimento de cobertura, que ocupa metade da área do pavimento-tipo, localiza-se no nível + 9,60. Os três níveis abaixo dessa cota, incluindo-se aí o pilotis, têm medidas de piso-a-piso idênticas.

► A outra metade do nível + 9,60 foi tratada de modo a receber um terraço aberto.

► A garagem está situada nos níveis – 3,00 m e – 6,00 m, considerando-se a cota de soleira com ± 0,00 no pilotis.

► O edifício tem 4 elevadores: dois para público e um de serviço, que atendem a todos os níveis; e um exclusivo para a diretoria, que liga o segundo pavimento (nível + 6,40) ao primeiro subsolo.

 

Em relação às características do edifício mencionado, julgue os itens a seguir.

Na descrição das características apresentadas, os níveis estabelecidos são compatíveis com a garagem do primeiro subsolo, que tem um pé-direito de 2,50 m, uma estrutura com 50 cm de altura e mais 20 cm para contrapiso, piso e caimentos para águas pluviais.

Resolva a questão aqui ›


A adição, de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações, deficiências de qualidade da matéria-prima ou defeitos na elaboração, constitui uma:

Resolva a questão aqui ›