Em 2015, o rompimento de duas barragens da mineradora Sa...

Em 2015, o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, na zona rural de Mariana (MG), causou o maior desastre ambiental da história do Brasil e trouxe à tona os problemas com a gestão de resíduos.

Na mineração, são dois os tipos principais de resíduos sólidos: os estéreis e os rejeitos. Ao se romper, as barragens liberaram cerca de 50 milhões de litros de lama, causando forte impacto no ecossistema daquela região decretando o fim do rio Doce, um dos mais importantes de Minas Gerais.

As barragens operavam segundo o sistema de aterro hidráulico, em que a ação da gravidade faz com que os resíduos separados do ferro escoem até bacias. A parte frontal dessas bacias é feita de areia, para filtrar a água.

Um dos maiores problemas nas construções de barragens são as irregularidades nas barragens, problemas em dutos que escoam ferro e água para o litoral e infrações decorrentes de operações minerárias, como extração, transporte de material, separação e disposição de rejeitos.

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue os itens seguintes.

Os rejeitos das barragens que se romperam são resíduos resultantes do processo de beneficiamento a que são submetidas as substâncias minerais; nesse caso, o ferro.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis