A. uma v...

Na audiência de instrução e julgamento,
  • A. uma vez instalada, o juiz tentará conciliar as partes, salvo se anteriormente tenha havido o emprego de outros métodos de solução consensual de conflitos, como a mediação e a arbitragem.
  • B. as provas orais serão produzidas em ordem peremptória, após o depoimento pessoal das partes.
  • C. sua unicidade e intermitência obsta que seja adiada, salvo apenas a hipótese de convenção das partes, em que será possível o adiamento por uma única vez.
  • D. enquanto depuserem o perito, os assistentes técnicos, as partes e as testemunhas, não poderão os advogados e o Ministério Público intervir ou apartear, sem licença do juiz.
  • E. encerrado o debate ou oferecidas as razões finais, o juiz proferirá sentença de imediato ou, excepcionalmente, se complexas as questões, no prazo de 15 dias.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) foi criada em 25 de fevereiro de 1948, pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, e tem sua sede em Santiago, Chile. As pesquisas realizadas no Brasil pela Cepal, desenvolvidas sob orientação de Celso Furtado, repercutiram internacionalmente. Considere as afirmativas abaixo sobre os estudos de Celso Furtado e da Cepal.

I - Os estudos chamam atenção para o fato de que o progresso técnico não se difundiria de maneira linear do centro para a periferia da economia mundial.

II - Os estudos chamam atenção para a necessidade de desconstrução da ideia de universalidade da teoria econômica, elaborada nos países desenvolvidos.

III - Os estudos combatem o pressuposto de que o desenvolvimento seria um processo único, inevitável e igualitário.

Está correto o que se afirma em

Resolva a questão aqui ›


Havendo mais de um tabelião de protestos na mesma localidade:

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de 30 anos de idade foi a uma consulta ginecológica com queixa de lesão na vagina. Referiu que observou a presença da lesão há dois dias e relatou que a última menstruação ocorreu na semana anterior. Quando questionada, informou que nunca tinha realizado o exame preventivo do colo uterino e que não usava preservativo nas relações sexuais. Ao exame, apresentava úlcera genital única, indolor, endurecida, com fundo liso e limpo, associado a linfonodomegalia inguinal. A paciente também apresentava uma lesão no colo uterino. O médico assistente solicitou beta-HCG para afastar a possibilidade de gestação e coletou o exame preventivo de colo uterino.

Com relação ao caso clínico apresentado e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Caso essa paciente se encontrasse no estádio IVB na classificação da FIGO de câncer de colo uterino, o tratamento seria somente paliativo. Os cuidados paliativos são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida do paciente e dos respectivos familiares e devem incluir o manejo de complicações e de sintomas relacionados ao tratamento e à evolução da doença

Resolva a questão aqui ›