Em um determinado ente público, o valor dos Restos a Paga...

Em um determinado ente público, o valor dos Restos a Pagar inscritos por ele em 31/12/2017 devem ser computados na
  • A. despesa orçamentária do Balanço Orçamentário referente ao ano de 2017 para compensar a sua inclusão na receita extraorçamentária em tal demonstração contábil do referido ente.
  • B. receita orçamentária do Balanço Orçamentário referente ao ano de 2017 para compensar a sua inclusão na despesa extraorçamentária em tal demonstração contábil do referido ente.
  • C. despesa extraorçamentária do Balanço Financeiro referente ao ano de 2017 para compensar a sua inclusão na despesa orçamentária em tal demonstração contábil do referido ente.
  • D. receita extraorçamentária do Balanço Financeiro referente ao ano de 2017 para compensar a sua inclusão na despesa orçamentária em tal demonstração contábil do referido ente.
  • E. receita extraorçamentária do Balanço Financeiro referente ao ano de 2017 para compensar a sua inclusão na receita orçamentária em tal demonstração contábil do referido ente.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Há impurezas que podem conferir cor, turbidez, sabor e cheiro desagradáveis à água. A categoria de impurezas químicas diz respeito a

Resolva a questão aqui ›


O project finance pode ser definido como a captação de recursos para financiar um projeto de investimento de capital economicamente separável, no qual provedores de recursos vêem o fluxo de caixa vindo do projeto como fonte primária de recursos para atender ao serviço de seus empréstimos e fornecer o retorno sobre o seu capital investido no projeto. Essa técnica difere das formas tradicionais de financiamento corporativo e também é vista como uma alternativa para o financiamento em infraestruturas por intermédio de parcerias públicas-privadas.

Com relação a essa nova estratégia de financiamento, julgue os itens subseqüentes.

Ao contrário do contrato take-if-offered, um contrato take-or-pay dá ao comprador a opção de fazer um pagamento em dinheiro em vez de receber o produto ou os serviços.

Resolva a questão aqui ›


A seguir são descritas duas situações relativas a procedimentos adotados em um laboratório de análises clínicas ao receber amostras para análises bioquímicas e microbiológicas.

Situação I: < Uma amostra de sangue colhida há 30 minutos foi recebida no laboratório em tubo estéril, sem anticoagulante, com solicitação de hemograma e análise microbiológica por cultura. A amostra foi dividida em duas alíquotas, uma para a análise hematológica, na qual se adicionou heparina, e outra para cultura, que foi semeada em meio sólido de ágar sangue.

Situação II: < Cotonete estéril utilizado durante uma cirurgia para colher material de tumor pleural para bacterioscopia e cultura foi enviado ao laboratório, onde foi aplicado, por meio de alça de platina estéril, em placa de Petri contendo meio de cultura e também em lâmina, que foi rapidamente flambada, coberta com solução de cristal violeta por 1 minuto, enxaguada, em seguida coberta com lugol por 1 minuto, enxaguada novamente, gotejada com solução de álcool-acetona por 4 segundos, enxaguada pela terceira vez, coberta por fucsina básica por 1 minuto, enxaguada uma última vez e, após esse procedimento, examinada ao microscópio óptico.

Com relação a essas situações, julgue os itens subseqüentes.

O controle de qualidade do método que utiliza microscopia na situação II pode ser realizado, de forma adequada, por meio da aplicação de Staphylococcus aureus de um dos lados da lâmina e de E. coli do outro lado, com a amostra no centro.

Resolva a questão aqui ›