Com base nos dados informados nesse quadro, e utilizando...

Com base nos dados informados nesse quadro, e utilizando-se o método direto, é correto afirmar que o fluxo de caixa das atividades de financiamento gerado no exercício totalizou

  • A. $ 420,00.
  • B. $ 480,00.
  • C. $ 500,00.
  • D. $ 520,00.
  • E. $ 580,00.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Petrônio ganhou um prêmio de 1.000,00 reais em um concurso cultural para novos talentos. Como ele tinha pretensões de fazer um curso de História da Arte dali a seis meses, Petrônio aplicou todo o dinheiro do prêmio a uma taxa de 10% ao mês, em regime de juros simples. Passados os seis meses, o talentoso Petrônio resgatou todo o montante e ainda teve que tomar emprestada com sua mãe uma quantia em dinheiro equivalente a 20% do valor do curso de História da Arte. O valor do curso é de:

Resolva a questão aqui ›


Uma paciente de vinte e cinco anos de idade procurou atendimento cardiológico com quadro de dispneia aos esforços habituais e ortopneia, amigdalites de repetição na infância, G0P0A0. A paciente negou tabagismo, etilismo e uso de anticoncepcionais orais. O exame clínico mostrou frequência cardíaca de 90 bpm, pressão arterial de 110 mmHg × 70 mmHg e presença de estertores inspiratórios em terço inferior de ambos hemitórax. Outros dados importantes foram: pré-córdio calmo, ictus cordis visível e palpável no 5.º espaço intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular esquerda, ritmo cardíaco regular em dois tempos. No foco mitral foram auscultados: hiperfonese da 1.ª bulha, estalido de abertura da mitral, ruflar diastólico com reforço pré-sistólico e identificado hiperfonese da 2.ª bulha em foco pulmonar. O abdome estava livre e sem visceromegalias, e as extremidades sem cianose ou edema. O eletrocardiograma de 12 derivações mostrou ritmo sinusal, onda P com duração de 0,14 s, com morfologia bimodal (com incisura) na derivação D2 e plus/minus na derivação V1 (a fase negativa apresentou duração e voltagem maior do que a fase positiva) e eixo do complexo QRS a +100°. As radiografias do tórax (com contraste do esôfago) mostraram índice cardiotorácico normal, presença de quarto arco e de elevação do brônquio fonte esquerdo e “cefalização” da trama vascular pulmonar na projeção póstero-anterior (PA), além de deslocamento do esôfago pelo terço superior da borda posterior da sombra cardíaca na projeção lateral. A paciente passou, ainda, por exame ecodopplercardiográfico.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Quanto maior o intervalo de tempo entre a 2.ª bulha e o estalido de abertura da mitral, menor é a pressão no átrio esquerdo.

Resolva a questão aqui ›


Observe os itens abaixo e responda as questões 22 e 23.

I Retrata a figura de um lugar, objeto ou pessoa de forma que possa ser identificado, reconhecido.

II Utiliza-se somente de formas , cores ou superfícies, sem retratar nenhuma figura. Pode ser geométrica ou informal.

III Produzida a partir da segunda metade do século XIX e que deixa em segundo plano o assunto da obra para preocupar-se com as questões da forma e da linguagem artística.

IV Produção artística situada desde a segunda metade do século XX, compreendendo uma pluralidade de manifestações dentro das mais diversas correntes estéticas.

V Constituída por aqueles que estão à frente de seu tempo, que fazem experimentações com as linguagens artísticas, tentando encontrar, através de suas obras, respostas para questões levantadas pela cultura contemporânea.

Dos itens acima listados, marque aqueles que refletem, respectivamente, a arte abstrata e arte figurativa:

Resolva a questão aqui ›