A seguir são descritas duas situações relativas a procedi...

A seguir são descritas duas situações relativas a procedimentos adotados em um laboratório de análises clínicas ao receber amostras para análises bioquímicas e microbiológicas.

Situação I: < Uma amostra de sangue colhida há 30 minutos foi recebida no laboratório em tubo estéril, sem anticoagulante, com solicitação de hemograma e análise microbiológica por cultura. A amostra foi dividida em duas alíquotas, uma para a análise hematológica, na qual se adicionou heparina, e outra para cultura, que foi semeada em meio sólido de ágar sangue.

Situação II: < Cotonete estéril utilizado durante uma cirurgia para colher material de tumor pleural para bacterioscopia e cultura foi enviado ao laboratório, onde foi aplicado, por meio de alça de platina estéril, em placa de Petri contendo meio de cultura e também em lâmina, que foi rapidamente flambada, coberta com solução de cristal violeta por 1 minuto, enxaguada, em seguida coberta com lugol por 1 minuto, enxaguada novamente, gotejada com solução de álcool-acetona por 4 segundos, enxaguada pela terceira vez, coberta por fucsina básica por 1 minuto, enxaguada uma última vez e, após esse procedimento, examinada ao microscópio óptico.

Com relação a essas situações, julgue os itens subseqüentes.

O controle de qualidade do método que utiliza microscopia na situação II pode ser realizado, de forma adequada, por meio da aplicação de Staphylococcus aureus de um dos lados da lâmina e de E. coli do outro lado, com a amostra no centro.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis