O sumário de urina, exame composto pelas análises física,...

O sumário de urina, exame composto pelas análises física, química e sedimentoscópica, pode fornecer dados importantes sobre o estado de saúde do paciente, principalmente sobre as vias urinárias. Em relação à análise química, avalie as afirmações a seguir:

I Em situações normais, quase toda a glicose filtrada pelo glomérulo é reabsorvida no túbulo contorcido proximal e, como consequência, a urina normal apresenta pequenas quantidades de glicose.

II A proteinúria, no exame de rotina, está associada à doença renal. Nesse contexto, a proteína de Bence Jones, produzida no mieloma múltiplo, só pode ser detectada pelas fitas reagentes usadas no exame de urina.

III O sangue na urina só é detectado sob a forma de glóbulos vermelhos intactos (hematúria), porque o produto da destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, a hemoglobina, não pode ser detectado pelas fitas reagentes.

IV A bilirrubina, pigmento amarelo altamente complexo, é o produto da degradação da hemoglobina. São conhecidas a bilirrubina conjugada e a não conjugada ao ácido glicurônico e sua detecção pode estar associada à icterícia.

Dentre as afirmações, estão corretas

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis