A exploração da terra foi a base econômica da colonizaçã...

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

Por ser litorânea, a economia açucareira gerou uma sociedade aberta, dinâmica e razoavelmente democrática no Nordeste brasileiro.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis