A. as le...

Sob a definição de “patrimônio imaterial” encontram-se
  • A. as lendas, canções e narrativas que constituem o patrimônio folclórico de uma sociedade, desde que nunca transcritos e transformados em textos com autoria, processo que deslegitima a fonte original e interfere em seus significados para a comunidade.
  • B. o conjunto das edificações construídas no passado que estejam ameaçadas de deterioração e ainda não foram estudadas e tombadas pelo Serviço de Patrimônio Histórico em algum dos seus âmbitos de atuação: municipal, estadual ou federal.
  • C. as expressões e movimentos artísticos populares reconhecidos pelo Estado, excluindo-se as técnicas de artesanato e conhecimentos transmitidos oralmente, sobre os quais não se pode determinar um lugar e uma época de origem.
  • D. as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas − com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados − que as comunidades, os grupos e, em alguns casos os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
  • E. as habilidades e práticas associadas a conhecimentos e técnicas populares − com a produção de instrumentos, objetos, artefatos − que o Estado chancele como parte da história nacional e a ONU reconheça como patrimônio intangível da Humanidade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma cooperativa agrícola deve contratar um serviço de transporte ferroviário para uma carga de 2.000 toneladas de açúcar a granel, desde o local de armazenagem até um porto marítimo, de onde o produto será exportado.

Sendo o frete igual a R$ 5,00/ton, o preço do produto de R$ 400,00/ton, 3 dias o tempo em trânsito entre a origem e o destino e 3,0% a.m. a taxa de juros praticada no mercado (considerando um mês com 30 dias), o custo de transporte mais o custo de estoque em trânsito será de:

Resolva a questão aqui ›


Acerca do modelo IS-LM, julgue os itens seguintes.

O aumento dos gastos do governo resulta em aumento de renda equivalente ao resultado da multiplicação do aumento de gasto pelo multiplicador keynesiano, o que provoca o deslocamento da curva IS para a direita.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a estações de controle de satélite, julgue os itens subseqüentes.

Em sistemas GEO, a TT&C transmite continuamente, sem interrupções, informações de comando ao satélite. Entre essas informações, é enviada uma portadora-piloto a ser usada pelo satélite em comunicação de telemetria.

Resolva a questão aqui ›