Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura ...

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue os itens a seguir. O baixo crescimento vegetativo da população brasileira verificado nos últimos três censos demográficos indica a diminuição do ritmo de migrações no país e o início de longo ciclo de estagnação. Centros urbanos de atração de migrantes, como Brasília, Manaus e São Paulo, diminuíram drasticamente o ritmo de crescimento econômico, justificando assim a queda do fluxo migratório de entrada e o aumento da saída de população.

  • 07/02/2020 às 10:05h
    11 Votos

    Gabarito: ERRADO.


    A afirmativa está errada por vários motivos.


     


    - Entre eles, podemos citar o fato de o crescimento vegetativo brasileiro não ser baixo. Apesar de estar em queda desde a década de 1960, quando atingiu 36,7%, o país continua com uma taxa de crescimento elevada nos últimos três censos: 21,3% em 1991; 15,4% em 2000 e 12,5% em 2010.


    - Um segundo erro é que quando falamos de crescimento vegetativo, levamos em consideração o que chamamos de crescimento natural, ou seja, a diferença entre a taxa de natalidade e a de mortalidade. Não entra na contagem, portanto, a taxa de migração. Esta entraria em conta apenas se falássemos do “Crescimento Demográfico” que é igual a soma do crescimento vegetativo com o crescimento migratório (Cres. Demog. = cresc. Veg. + cresc. Migr.).

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis