Sabe-se que se pode começar o projeto das fundações de um...

Sabe-se que se pode começar o projeto das fundações de um edifício ao mesmo tempo em que se começa o projeto arquitetônico.

Entre as razões para que o arquiteto, o engenheiro de estruturas e o engenheiro de fundações interajam desde o início do projeto, é incorreto afirmar que está:

  • A. o fato de que as condições do solo abaixo da superfície do terreno podem fortemente influenciar decisões fundamentais sobre um edifício.
  • B. a construção abaixo do lençol freático.
  • C. a construção junto a uma estrutura existente.
  • D. a integração da futura construção a seu entorno.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tércio Sampaio Ferraz Jr. afirma que a “jurisprudência romana”

Resolva a questão aqui ›


O uso adequado da calagem e adubação das plantas cultivadas assegura uma nutrição equilibrada das células vegetais, o que proporciona ganhos na produtividade e melhoria na qualidade da produção agrícola. Com referência a calagem e adubação das culturas agrícolas e pastagens, julgue os itens que se seguem.

O uso de inoculantes específicos em sementes de soja dispensa a adubação nitrogenada de semeadura e possibilita a redução pela metade na dose recomendada de nitrogênio em cobertura nessa cultura.

Resolva a questão aqui ›


Considere que o estudo de impacto ambiental (EIA) tenha sido concluído e entregue para análise como parte do processo de licenciamento da obra da ferrovia Transnordestina, e que o trecho da ferrovia a ser construído atravessará a região da Chapada do Araripe, de grande importância ecológica e arqueológica, onde se situa a área de proteção ambiental (APA) do Araripe e a Floresta Nacional (FLONA) do Araripe. Considere também que o projeto trata da construção de três trechos novos que totalizam 637 km de extensão, em plena caatinga, e que já existe malha ferroviária de bitolas ultrapassadas em vários pontos dos trechos, correndo em paralelo ao traçado previsto. Considere ainda que a ferrovia transportará produtos químicos perigosos. Com base nessas considerações, julgue os itens que se seguem.

A alternativa de troca de bitolas das linhas preexistentes é uma proposta compatível com as idéias que fundamentam a política dos 3 Rs, que trata da gestão de resíduos.

Resolva a questão aqui ›