P.R.M., sexo masculino, 62 anos de idade, etilista, foi a...

P.R.M., sexo masculino, 62 anos de idade, etilista, foi admitido na UTI após apresentar vômitos com sangue em grande quantidade. À admissão, apresentava PA = 90 mmHg x 60 mmHg, FC = 120 bpm, FR = 28; SatO2 89%. Estava agitado e confuso. Foi passada sonda nasogástrica e realizado lavado gástrico com soro fisiológico gelado. Houve saída de grande quantidade de sangue com coágulos. Solicitou-se uma endoscopia digestiva alta (EDA), que localizou varizes esofagianas sangrantes; foi realizada escleroterapia com melhora do sangramento. Ao exame físico, apresentava ascite volumosa. Foi realizada paracentese com drenagem de 5 L de líquido ascítico, com melhora discreta do padrão respiratório. Ictérico 2+/3+, apresentando petéquias em tronco e hematomas e equimoses em MMSS e MMII, com edema importante. Ao exame de Raio X de tórax, apresentava pequeno derrame pleural à D.

Com relação ao caso clínico apresentado e considerando os possíveis diagnósticos de enfermagem, julgue os itens a seguir.

O paciente apresenta risco de integridade da pele prejudicada com fatores de risco associados à circulação sanguínea prejudicada, estado nutricional desequilibrado e mudanças no turgor da pele.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis