Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situ...

Em cada um dos itens subseqüentes, é apresentada uma situação hipotética relativa a regras de proteção ao salário, seguida de uma assertiva a ser julgada. Após o final de semana, em que foi realizado um clássico entre clubes de futebol, dois empregados discutiram com grande vigor, durante o intervalo intrajornada, no refeitório da empresa em que trabalhavam. Ao deixar o local, com grande irritação, um dos empregados deu um forte chute em um latão de lixo, que acabou atingindo e quebrando um dos balcões de alimentação existentes no local. Nessa situação, será lícito ao empregador promover o desconto dos prejuízos causados, independentemente de previsão no contrato de trabalho.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma empresa de prestação de serviços de limpeza, há 10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em um terço por um novo grupo de dirigentes, sem acréscimo no seu quadro de pessoal. Inicialmente, os empregados demonstraram indignação diante da perspectiva de terem de trabalhar mais sob as mesmas condições de trabalho. Contudo, foram tomadas algumas medidas que provocaram alta motivação na maioria dos funcionários e permitiram que as metas definidas fossem alcançadas. Com base nessa situação hipotética e à luz das teorias motivacionais, julgue os itens a seguir, que se referem a medidas que permitem o alcance desses resultados positivos.

As metas individuais devem ter sido definidas aleatoriamente, sem a participação dos empregados, para evitar distorções ou tendência à proteção de determinados grupos.

Resolva a questão aqui ›


A captura de bagres na calha dos rios da bacia amazônica, em especial dos rios Solimões e Amazonas, é uma atividade ligada principalmente aos frigoríficos de pescado, a qual gera mercado de trabalho para cerca de 16.000 pescadores e cuja produção anual ultrapassa 30 mil toneladas.

V. de M. Parente et al. A pesca e a economia da pesca de bagres no eixo Solimões-Amazonas. 2005, Ibama/ProVárzea (com adaptações).

Acerca da pesca, da bioecologia e do manejo dos bagres na bacia amazônica, julgue os itens subseqüentes.

A pesca de forma predatória dos indivíduos adultos das espécies desovantes pode causar a sobrepesca de recrutamento.

Resolva a questão aqui ›


A respeito de acidentes de trabalho e doenças transmissíveis e ocupacionais, julgue os itens a seguir.

São exemplos de doenças transmissíveis com tendência ao declínio, no Brasil, a difteria, a rubéola, a coqueluche e o tétano acidental, que têm em comum o fato de serem imunopreveníveis.

Resolva a questão aqui ›