José trabalhou como despachante para a sociedade empresá...

José trabalhou como despachante para a sociedade empresária Vinhos do Sul Ltda. Frequentemente ele reparava que, nas notas de despacho, constava também a razão social da sociedade empresária Vinhos e Sucos de Bento Gonçalves Ltda. Os CNPJs das sociedades empresárias eram distintos, assim como suas respectivas personalidades jurídicas, porém, os sócios de ambas eram os mesmos, sendo certo que a sociedade empresária Vinhos e Sucos de Bento Gonçalves Ltda. era sócia majoritária da sociedade empresária Vinhos do Sul Ltda., além dos sócios pessoas físicas. Com base no caso narrado, assinale a opção que apresenta a figura jurídica existente entre as sociedades empresárias e o efeito disso perante o contrato de trabalho de João, em caso de eventual ação trabalhista.
  • A. Trata-se de consórcio de empregadores, havendo responsabilidade solidária.
  • B. Trata-se de consórcio de empregadores, havendo responsabilidade subsidiária.
  • C. Trata-se de grupo econômico, havendo responsabilidade solidária.
  • D. Trata-se de grupo econômico, havendo responsabilidade subsidiária.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Como alternativa à prisão, o legislador contemplou outras medidas cautelares. Dentre esse rol, qual não corresponde a uma medida cautelar diversa da prisão?

Resolva a questão aqui ›


A Companhia Choque Elétrico S.A, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa, adquiriu uma sociedade pagando um ágio de R$ 10.000,00 decorrente de expectativa de resultado futuro. Considerando que o ágio será amortizado na extensão das projeções que o determinaram, que coincide com o prazo máximo determinado pela Instrução CVM nº 247/96, já com as alterações introduzidas pela Instrução CVM nº 285/98, o valor anual amortizado deverá ser de:

Resolva a questão aqui ›


Considerando a evolução das funções e dos objetivos dos catálogos de biblioteca, analise as afirmativas a seguir.

I. Um catálogo deve mostrar o que a biblioteca possui de determinado autor, sobre determinado assunto e em determinado tipo de literatura.

II. O catálogo deve ser um instrumento eficiente para verificar quais obras de determinado autor e quais edições de determinada obra existem na biblioteca.

III. O catálogo objetiva encontrar recursos bibliográficos em uma coleção como resultado de uma pesquisa, utilizando atributos e relações entre os recursos.

Está correto o que se afirma em:

Resolva a questão aqui ›