Analise a seguinte situação hipoteticamente descrita: Ra...

Analise a seguinte situação hipoteticamente descrita:

Ratão e Cara Riscada, foragidos do sistema prisional gaúcho, dirigiram-se a uma pacata cidade no interior do Estado. Lá chegando, por volta das 11 horas, invadiram uma residência, aleatoriamente, e anunciaram o assalto à Mindinha, faxineira, que estava sozinha na casa. Amarraram a vítima, trancando-a em um dos quartos do imóvel. Os dois permaneceram por aproximadamente 45 minutos no local, buscando objetos e valores. Quando já estavam saindo, carregando um cofre, ouviram um barulho, que identificaram como sendo uma sirene de viatura policial. Temendo serem presos, empreenderam fuga, sem nada levar. Assim que percebeu o silêncio na casa, Mindinha tentou se desamarrar, porém, acabou se lesionando gravemente, ao tentar fazer uso de uma faca, para soltar a corda que a prendia. Socorrida a vítima e acionada a Polícia Civil, restou esclarecido que a sirene supostamente ouvida pelos assaltantes era a sineta de encerramento de aula de uma escola situada ao lado da residência. Os autores do crime foram descobertos em seguida, já que não conheciam a cidade e acabaram chamando a atenção dos moradores.

Assinale a alternativa que corresponde à melhor tipificação a ser atribuída a Ratão e Cara Riscada.

  • A. Roubo tentado qualificado pela lesão corporal grave sofrida pela vítima.
  • B. Roubo tentado qualificado pela lesão corporal grave e majorado pelo concurso de agentes e restrição da liberdade da vítima.
  • C. Roubo tentado majorado por concurso de agentes e restrição da liberdade da vítima.
  • D. Ambos não responderão pelo crime de roubo, pois ocorreu aquilo que a doutrina compreende como sendo uma desistência voluntária pelos agentes.
  • E. De acordo com a doutrina, pode-se dizer que, diante da ocorrência de um obstáculo erroneamente suposto, ambos respondem por tentativa abandonada ou qualificada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

DADO O ESQUEMA ABAIXO, RESPONDA AS QUESTÕES 45 E 46.

Considerando-se que o esquema é de uma cozinha, qual deve ser a carga mínima prevista para cada tomada, segundo a norma ABNT 5410?

Resolva a questão aqui ›


Em relação aos materiais dentários de uso no laboratório de prótese dental, julgue os itens que se seguem.

As coroas do tipo metaloplásticas são feitas à base de metal e porcelana.

Resolva a questão aqui ›


Além de abordar a questão da diferença social, o texto também faz referência à diferença étnica entre as personagens. Leia as proposições a seguir, que abordam esse aspecto do texto.

I − A patroa é negra e a empregada é branca.

II − Para justificar que samba bem, a patroa diz “Até acho que tenho um pé na cozinha”.

III − A patroa se desculpa por ter dito que tem “um pé na cozinha”, porque essa é uma expressão bastante preconceituosa e percebeu a manifestação de preconceito em sua própria fala.

IV – A patroa se desculpa por ter dito que tem “um pé na cozinha”, porque imaginou que, com essa expressão, pudesse magoar a empregada, que trabalhava na cozinha.

Assinale a alternativa CORRETA:

Resolva a questão aqui ›