Acerca das normas de direito processual internacional, a...

Acerca das normas de direito processual internacional, assinale a alternativa correta.
  • A. Uma vez ajuizada a ação no brasil, a sentença estrangeira não mais poderá ser homologada, sob pena de constituir litispendência.
  • B. São requisitos à homologação de sentença estrangeira: a não ofensa à soberania nacional, a ordem pública, os bons costumes, e a existência de reciprocidade judiciária entre o sistema judiciário do Brasil e do país rogante.
  • C. No Brasil, é requisito para a homologação de sentença arbitral que a citação da parte residente no Brasil tenha ocorrido em corte situada no território nacional.
  • D. É expressamente vedado o reexame, a pedido de uma das partes interessadas, das decisões proferidas em pedidos de homologação de sentença estrangeira.
  • E. Via de regra, o cumprimento de carta rogatória é regido, quanto ao conteúdo, pelas regras do Estado rogante. Todavia, quanto à matéria, a lei processual a ser observada é a da justiça rogada.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue os itens seguintes, relativos à redação de correspondências oficiais. Um texto de redação oficial deve ser redigido com vistas a evitar a prolixidade.

Resolva a questão aqui ›


Acerca das estratégias de planejamento de comunicação e formação da imagem institucional, julgue os itens seguintes.

O mais comum, no jornalismo, é o uso da foto-legenda, que representa, de certa forma, a submissão da linguagem imagética à linguagem escrita. No entanto, tratando-se de linguagem poética, verifica-se que a fotografia pode manter sua autonomia e, portanto, prescindir, em termos, da linguagem gráfica.

Resolva a questão aqui ›


Com relação às características do preconceito como forma de violência e à relação entre violência e paz na sociedade contemporânea, julgue os itens que se seguem. Recentemente, em uma grande metrópole brasileira, uma adolescente, ao sair de um culto de matriz africana, foi apedrejada e insultada com gritos que a identificavam a uma entidade diabólica. Sociologicamente, esse é um caso de violência tanto simbólica quanto física.

Resolva a questão aqui ›