A hermenêutica das normas constitucionais permite que se ...

A hermenêutica das normas constitucionais permite que se extraia o sentido das mesmas, havendo diversos métodos para aplicação das técnicas de interpretação. Há, além disso, princípios específicos que se destinam a auxiliar na interpretação das normas constitucionais, dos quais é exemplo o Princípio
  • A. da unidade da constituição, que estabelece que há somente uma interpretação possível daquelas normas.
  • B. do efeito integrador, que auxilia na determinação da norma constitucional válida em detrimento de outra conflitante, que àquela fica integrada.
  • C. da força normativa da Constituição, que orienta à escolha da interpretação que permita maior eficácia às normas constitucionais.
  • D. da máxima efetividade, que estabelece haver apenas uma única interpretação possível, e portanto máxima, das normas constitucionais.
  • E. da harmonização, que estabelece serem todas normas constitucionais compatíveis, razão pela qual somente com a existência de todas elas é possível retirar a maior força e eficácia constitucional.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O orçamento, na sua evolução, passou para uma fase em que a preocupação deixou de ser o gasto, ou melhor, as aquisições do Governo. Embora ainda não enfatizada como instrumento de planejamento, voltou-se para desvendar as realizações governamentais e seus custos, passando a ser chamado de orçamento

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subsecutivos, referentes às organizações de aprendizagem.

As competências múltiplas referem-se às capacidades de aprendizagem que indicam, em uma organização, as melhores alternativas de aprendizagem ao longo do tempo.

Resolva a questão aqui ›


Considerando que M. A. B. foi levado para atendimento em um pronto atendimento, com interconsulta psiquiátrica, julgue os itens a seguir.

Se M. A. B. está psicótico, isso se refere mais ao diagnóstico e menos à gravidade dos respectivos sintomas e ao quanto eles causam perturbação na vida dele. Seu grau de retraimento da realidade objetiva, o nível de afetividade, o funcionamento intelectual e o grau de regressão são parâmetros importantes.

Resolva a questão aqui ›