Ao identificar a organização do Estado o legislador const...

Ao identificar a organização do Estado o legislador constituinte optou por estabelecer princípios e regras a serem observados pela Administração Pública da União, Estados e também dos Municípios. Considerando a disciplina do artigo 37 e seus respectivos incisos da Constituição Federal, analise as alternativas e assinale a correta.
  • A. A proibição de acumulação de cargos não se estende a empregos e funções das autarquias e fundações.
  • B. Os vencimentos de cargos do Poder Legislativo e também do Judiciário poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo.
  • C. A vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias somente é possível para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
  • D. Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A respeito de comunicação, julgue os itens subsecutivos. O feedback possui a função de corrigir deficiências ou equívocos e reforçar a comunicação, favorecendo a sintonia entre emissor e receptor.

Resolva a questão aqui ›


Marque a alternativa INCORRETA. São atribuições básicas do Oficial de Telecomunicações:

Resolva a questão aqui ›


De acordo com Srour (1998), a cultura organizacional é classificada como um conjunto de padrões que permitem a adaptação dos agentes sociais à natureza e à sociedade a qual pertencem, e faculta o controle sobre o meio ambiente. A partir das determinações contidas no planejamento estratégico de uma organização, são enunciados os princípios filosóficos que sedimentarão a ideologia da organização, a qual, por seu tempo, será manifesta por meio de comunicações formais ou informais, dirigidas ou massivas (Simões, 1995). O resultado dessa equação, do formal com o informal – a cultura – manifesta-se como instrumento formatador de uma identidade corporativa, que é a essência própria e diferencial da organização, objetivamente expressa por meio de sua presença, suas manifestações e atuações. Os códigos, por seu tempo, vão ser acordados entre os agentes presentes na organização quanto a seus elementos básicos, em conformidade com as regras segundo as quais essas unidades podem ser selecionadas e combinadas, os significados à disposição do receptor e a função social ou comunicativa que desempenham (Fiske, 1997). Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Políticas de comunicação devem valer-se da cultura da empresa e dos subsistemas de transmissão de informações e conhecimento. Não há comunicação efetiva sem que haja a participação de lideranças envolvidas no processo. Os fluxos de informação acontecem na organização, a exemplo da sociedade em geral, em etapas e a recepção dos grupos acontece a partir da filtragem das mensagens por seus líderes.

Resolva a questão aqui ›