A. os re...

São exemplos de receitas extraorçamentárias:
  • A. os recursos provenientes de antecipações de receita e recebimento de caução, em decorrência de obra pública.
  • B. os empréstimos obtidos junto a entidades estatais e recursos decorrentes da colocação de títulos públicos.
  • C. os capitais obtidos junto a entidades particulares internas ou externas e recursos arrecadados por meio da alienação de bens móveis e imóveis.
  • D. as receitas decorrentes de contribuições para previdência social e capitais obtidos por meio da amortização de empréstimos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O Instituto Brasileiro de Tecnologia e Qualidade na Construção Civil (ITQC) realizou uma pesquisa acerca da redução do desperdício de materiais nos canteiros de obras, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir. Para calcular o consumo de materiais de construção, utiliza-se a expressão ,  em que IC é o índice de consumo ou a quantidade de material a ser comprada; ICT é o índice de consumo teórico ou a quantidade de material que cabe no local; e as perdas correspondem a uma percentagem do material calculado.

 

 Considere que se deseje cobrir uma superfície de piso de 20,00 m 2 usando-se placas de cerâmica de 20 cm × 40 cm. Nessa situação, a partir das informações acima, a quantidade de placas de cerâmica necessária, ou seja, o índice de consumo, para uma porcentagem média, é igual a

Resolva a questão aqui ›


A organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União (MPU) estão claramente dispostos em legislação específica. Acerca dos princípios e das funções da referida instituição e dos seus membros, julgue os itens que se seguem.

No exercício de sua autonomia funcional, administrativa e financeira, cabe ao MPU propor ao Poder Legislativo a criação e a extinção de seus cargos, assim como a fixação dos vencimentos dos seus membros e servidores.

Resolva a questão aqui ›