“A região onde deve ocorrer a troca de instrumentais é à...

“A região onde deve ocorrer a troca de instrumentais é à frente e ligeiramente abaixo ________________ do paciente; o auxiliar executa todos os movimentos de troca com a mão _____________. A troca de instrumental deve ser realizada sem que - _________________ desvie os olhos do campo operatório; isso requer precisão dos movimentos e interação perfeita entre os profissionais.”

Assinale a alternativa que apresenta os termos eu melhor completam o texto abaixo:

  • A. da testa; esquerda; o operador.
  • B. do nariz; direita; o auxiliar.
  • C. dos olhos; direita; o auxiliar.
  • D. do queixo; esquerda; o operador.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Em relação a diversos aspectos das patologias cujas ações de vigilância epidemiológica têm sido apoiadas e fortalecidas pela atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), julgue os seguintes itens.

Indivíduos que foram acometidos por dengue estão mais suscetíveis à febre hemorrágica da dengue, se forem novamente infectados pelo vírus, porém por diferentes sorotipos, em um período de 3 meses a 5 anos.

Resolva a questão aqui ›


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Ao lado do uso crescente da tecnologia e da acirrada competição, a interdependência dos mercados é uma das características essenciais da atual economia globalizada, o que potencializa os possíveis efeitos negativos, para a economia brasileira — que busca conquistar espaços nesses mercados mundiais —, de uma crise como a representada pelo aparecimento do foco de febre aftosa em parte do rebanho brasileiro.

Ao afirmar não ser suficiente a cobrança da vacinação do gado por parte de cada produtor, o texto pode estar sugerindo que, no caso em questão, está em jogo um valor muito maior e intangível — que é a imagem do produto nos mercados nacional e internacional — do que o patrimônio individual do produtor.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Enfermagem

Em situações de urgência/emergência, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pode ser solicitado e deve atender às necessidades das gestantes e dos recém-natos de nossa população, oferecendo a melhor resposta de pedido de auxílio, por meio de centrais de regulação médica. O médico regulador pode dar um conselho, uma orientação ou até deslocar uma equipe com médico e enfermeiro e todos os equipamentos de uma UTI, inclusive equipamentos para atendimento ao neonato, a depender da necessidade de cada caso. Estados e municípios, portanto, necessitam dispor de uma rede de serviços organizada para a atenção obstétrica e neonatal, com mecanismos estabelecidos de referência e contrarreferência, garantindo-se os seguintes elementos: 10 passos para pré-natal e qualidade na atenção básica.

Com base no texto, responda às próximas quatro questões.


Dentre as disfunções ameaçadoras à vida, em decorrência da presença de resposta desregulada à infecção, que um paciente pode apresentar ao procurar um pronto atendimento, existe uma que o protocolo do Instituto Latino America de Sepse-ILAS diz ser fundamental no diferencial do quadro de sepse. Qual?

Resolva a questão aqui ›