A partir do advento da tipografia, tornou-se possível rep...

A partir do advento da tipografia, tornou-se possível reproduzir um número expressivo de cópias. O mercado editorial despontou como um filão a ser explorado e os principais centros urbanos do continente europeu trataram de ter uma tipografia, de preferência sob a égide de um impressor germânico. Sobre o processo de produção do livro em escala industrial, infere-se que:
  • A. a invenção dos tipos móveis para impressão não beneficiou o luteranismo, pois era elevado o índice de analfabetismo no velho continente;
  • B. a promulgação do Copyright Act, na Inglaterra, deu mais segurança à nova empresa editorial, uma vez que visava coibir a publicação de reproduções não autorizadas;
  • C. a passagem de uma “cultura oral” para uma “cultura de mídia” depauperou o capital da burguesia europeia que, por sua vez, havia aplicado recursos em uma atividade de risco;
  • D. a quantidade de obras publicadas acompanhava a qualidade gráfica dos livros, impressos em papel fotográfico e gravuras banhadas em ouro velho;
  • E. o custo da fabricação manual do livro era menor se comparado com aquela de tipos móveis, pois o clero católico patrocinava o ofício dos mestres artesãos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No intervalo entre os séculos XV e XVIII, o Ocidente foi cenário de transformações e as bases de produções foram alteradas, assim como as articulações políticas, jurídicas, culturais, de modo que outros valores e espaços circunscreveram as relações humanas. Com relação a esse período, julgue os próximos itens.

O absolutismo monárquico, contrariando as diretrizes dos tempos modernos, inibiu o crescimento e o fortalecimento dos estados centralizados por meio da incorporação da nobreza à corte e do cerceamento da ascensão dos segmentos sociais mercantis.

Resolva a questão aqui ›


Pragas e doenças florestais causam significativos impactos econômicos, dependendo da espécie atacada. Os estudos entomológicos e fitopatológicos, desde a diagnose até o controle, devem ser feitos para minimizar ou evitar os danos à cultura. Acerca da entomologia e da fitopatologia florestal, julgue os itens subsequentes.

O cancro do eucalipto é uma doença causada por Phytophora sp, Pythium sp ou Fusarium sp e provoca a morte dessa planta devido a lesões necróticas em suas folhas.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens seguintes, a respeito de números complexos e funções de variáveis complexas.

Resolva a questão aqui ›