Um mundo em constante transformação: eis o retrato mais ...

Um mundo em constante transformação: eis o retrato mais definidor dos dias atuais. A economia se movimenta, com a ampliação da capacidade de gerar riqueza, mas persiste a situação de desigualdade. A democracia tende a avançar, mas governos ditatoriais teimam em não sair de cena. Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em outubro de 2018, aponta para a urgente necessidade de redução do aumento da temperatura global, sob pena de comprometer severamente a vida no planeta. A violência, em suas mais diversas formas, cada vez mais, atemoriza as sociedades pelo mundo afora, como também é o caso do Brasil.

Considerando esses e outros aspectos da atualidade, julgue os itens de 31 a 40.

Refugiados que fogem da miséria e de guerras, sobretudo vindos do Oriente Médio e da África, têm sido muito bem acolhidos pelos países europeus.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere as seguintes situações:

 Estão corretas APENAS as situações

Resolva a questão aqui ›


A antropologia urbana realizada atualmente no Brasil tem raízes em autores pertencentes à Escola de Chicago, mas também dialoga com trabalhos realizados no continente africano por autores da Escola de Manchester. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

O método de estudo de caso detalhado foi desenvolvido por pesquisadores de Chicago para mapear os detalhes culturais de cidades norte-americanas.

Resolva a questão aqui ›


No que concerne a primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Considere que uma vítima de acidente doméstico, com queimadura térmica em uma das mãos, queixe-se de muita dor no local da lesão, que se apresenta vermelho e com formação de bolhas. Nessa situação, devem ser adotados os seguintes procedimentos: deixar exposto o local da lesão, resfriar a área queimada com água fria, cobrir o ferimento com curativo úmido e solto, retirar objetos como anéis e braceletes, e encaminhar a vítima ao hospital.

Resolva a questão aqui ›