A recente preocupação com a distribuição da água pelas co...

A recente preocupação com a distribuição da água pelas concessionárias, o consumo consciente de água pela população e uma necessidade de distribuição justa e proporcional ao consumo de cada unidade residencial levaram boa parte das atuais construções de uso residencial multifamiliar a utilizarem sistemas de distribuição de água com medição individualizada nas unidades habitacionais.

Partindo do princípio de economia de água e de instalações, avalie as afirmações apresentadas.

I. O sistema de medição individualizada, apesar de fazer uma leitura específica de cada unidade habitacional, do ponto de vista técnico não altera o consumo de água do edifício como um todo.

II. A implementação do uso do sistema de medição individualizada, apesar dos benefícios de consumo mais justo, é dificultada por criar necessariamente contas de água para cada unidade habitacional junto à concessionária de distribuição de água.

III. O sistema de medição individualizada tem a vantagem de um consumo mais justo, já que cada unidade habitacional paga proporcional ao seu consumo, porém apresenta a desvantagem de, na maioria das vezes, ter um consumo maior de tubulação de maior diâmetro, por não concentrar as prumadas de distribuição por áreas “molhadas” e, sim, por um ponto de distribuição central do edifício.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Com base no texto apresentado, julgue os itens de 9 a 21.

Na linha 21, as vírgulas utilizadas no interior do período que termina na palavra “olhos” têm a função de separar elementos de mesma função gramatical componentes de uma enumeração.

Resolva a questão aqui ›


Adolescente de 17 anos de idade apresentou queixas importantes relacionadas à comunicação e à autoestima e foi encaminhado ao atendimento fonoaudiológico.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Com a puberdade, aumenta-se o risco de violência sexual e gravidezes indesejadas. Essa vulnerabilidade pode afetar o desenvolvimento global dos adolescentes, incluindo-se a capacidade de comunicação, a autoestima e, até mesmo, a mobilidade da laringe.

Resolva a questão aqui ›


Paciente jovem, hígido, praticante regular de exercícios físicos apresenta claudicação intermitente em membro inferior direito. Ao exame, não há alteração nos pulsos arteriais do membro. A principal hipótese diagnóstica para este caso é:

Resolva a questão aqui ›