Com referência à evolução do modelo racional-legal para o...

Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue os itens a seguir. O aparelho do Estado patrimonialista funcionava como uma extensão do poder do soberano e os servidores possuíam status de nobreza real.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A trompa de Eustáquio, que liga a caixa timpânica à nasofaringe,

quando está fechada, faz que a pressão do ar na caixa timpânica vá ficando negativa em relação à pressão do ar na atmosfera à medida que o tempo passa.

Resolva a questão aqui ›


No desenvolvimento de coleções, são três as modalidades de aquisição de material bibliográfico: a compra, a doação e a permuta. Considerando a modalidade de compra, julgue os itens subseqüentes.

O livro de acordo com a Lei n.º 10.753/2003, que institui a Política Nacional do Livro, é considerado material permanente no controle dos bens patrimoniais das bibliotecas públicas.

Resolva a questão aqui ›


Um homem com quarenta e oito anos de idade, portador de hepatite B crônica sem tratamento, realizou uma ultrassonografia abdominal após sua primeira consulta com o hepatologista. Nesse exame, foi identificado um único nódulo no segmento IV hepático medindo 3 cm de diâmetro. Tinha contornos bem definidos, era homogêneo e hipoecogênico. Além disso, o fígado tinha aspecto cirrótico. Foi solicitada uma tomografia computadorizada de abdome com contraste venoso para complementar a investigação.

Com relação a esse caso clínico e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os seguintes itens.

Nesse caso, a dosagem de alfa-fetoproteína mostrará valores superiores a 100 ng/mL.

Resolva a questão aqui ›