Considerando a política nacional de arquivos criada pela ...

Considerando a política nacional de arquivos criada pela Lei Nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, é correto afirmar que
  • A. o Conselho Nacional de Arquivos – Conarq – é um órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil, que tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.
  • B. os arquivos privados de pessoas físicas ou jurídicas que contenham documentos relevantes para a história, a cultura e o desenvolvimento nacional podem ser declarados de interesse público e social por decreto do Governador do Estado do Ceará.
  • C. os proprietários ou detentores de arquivos privados declarados de interesse público e social devem manter preservados os acervos sob sua custódia, ficando sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente.
  • D. a perda acidental, total ou parcial, de arquivos privados declarados de interesse público e social ou de quaisquer de seus documentos não necessita ser comunicada ao Conarq, por seus proprietários ou detentores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Julgue se os itens a seguir estão gramaticalmente corretos e coerentes com as ideias apresentadas no texto Dentro da cabeça de Noam Chomsky.

A hipótese do inatismo, segundo a qual a linguagem é uma capacidade humana geneticamente determinada, vai de encontro a teoria behaviorista, que defende que o ser humano aprende tudo por adestramento.

Resolva a questão aqui ›


Um paciente de 70 anos de idade, assintomático, sem co-morbidades, portador de estenose aórtica severa e disfunção de ventrículo esquerdo, apresentou-se para consulta com cirurgião cardiovascular para avaliar a necessidade de tratamento cirúrgico da válvula aórtica.

Com base no caso clínico acima apresentado, julgue os itens de 98 a 104.

Tempo de isquemia miocárdica durante a troca da válvula aórtica não é fator de risco para mortalidade pós-operatória.

Resolva a questão aqui ›


Acerca de sistema de gestão da qualidade, de validação de metodologias analíticas e dos requisitos técnicos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017, julgue os itens subsecutivos. Para a identificação de produto químico ou biológico empregando-se o método cromatográfico, deve-se comprovar a pureza cromatográfica do sinal do analito.

Resolva a questão aqui ›