O Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológ...

O Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas também estabelece normas para as relações desses profissionais com outros profissionais e com os serviços empregadores. Sobre elas, analise as seguintes afirmativas.

I. Na relação com outros profissionais, o Tecnólogo, o Técnico e o Auxiliar de Radiologia se obrigam a prestar depoimento, compromissado com a verdade, em processo administrativo ou judicial sobre fatos que envolvam seus colegas e de que tenham conhecimento em razão de ambiente profissional.

II. Na relação com os serviços empregadores, o Tecnólogo ou Técnico em Radiologia deverão abster-se junto aos clientes/pacientes de fazer crítica aos serviços hospitalares, assistenciais, e a outros profissionais, devendo encaminhá-la, por escrito, à consideração das autoridades competentes.

III. Na relação com os serviços empregadores, o Tecnólogo e o Técnico em Radiologia têm o dever de apontar falhas nos regulamentos e nas normas da instituição em que trabalhem, quando os julgar indignos do exercício da profissão ou prejudiciais aos clientes, devendo, nesses casos, levá-las ao conhecimento da Direção da Instituição e à Comissão de Educação do Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. III, somente.
  • D. duas das afirmativas, somente.
  • E. todas as afirmativas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo esse texto como referência inicial e considerando a amplitude e as repercussões do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Um exemplo de atitude objetiva e concreta assumida pela comunidade internacional, com a finalidade de se reduzir o lançamento de agentes de poluição atmosférica, é o Protocolo de Kyoto, amplamente negociado e assinado pelo conjunto dos países industrializados.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à parte geral do direito penal, julgue os itens a seguir. A embriaguez completa e culposa, provocada por álcool ou substância de efeitos análogos, exclui a imputabilidade penal.

Resolva a questão aqui ›